header top bar

section content

VÍDEO: Diretor do IFPB confirma implantação do primeiro curso superior na região do Vale do Piancó

O Instituto Federal da Paraíba ofertará o curso de Engenharia Civil no campus Itaporanga a partir de 2024

Por Priscila Tavares

05/10/2023 às 17h52

O diretor do Instituto Federal da Paraíba, campus Itaporanga, Ridelson Farias confirmou que a unidade ganhará o curso de Engenharia Civil no ano de 2024. Esse será o primeiro curso superior da instituição no Vale do Piancó.

“A felicidade de estar ofertando o primeiro curso presencial, aqui da região do Vale do Piancó. O curso de Engenharia Civil é um curso que se coaduna com os arranjos produtivos locais da região, é um curso que vai absolver egressos do próprio campus de Itaporanga. Nós temos aqui o curso de Edificações, que muitos dos estudantes que conclui o ensino médio buscam fazer essa formação em outros municípios”, disse o diretor.

“Vai ser motivo de muita felicidade para Itaporanga e para o Vale do Piancó. 150 mil habitantes, aqui do Vale do Piancó, dos 18 municípios que tanto sonharam com esse curso, com o ensino superior presencial vão poder estar experimentando a partir de 2024.2”, completou.

A unidade hoje, conta com dois cursos técnicos e atende cerca de 400 estudantes. O sonho de ter um curso superior presencial é antigo na região e Ridelson fala da sua implantação.

“Nós somos ‘caçulas’, somos novos, mas já começando agora com esse curso superior, que certamente é sonho da instituição, mas que nasce fruto de muito planejamento, é algo que está previsto no plano de desenvolvimento institucional do campus e que naturalmente vai apoiar e trazer desenvolvimento para nossa região”, pontuou.

O IFPB de Itaporanga surgiu em 2026 com o curso Técnico em Informática, e em 2019 teve a integração do Técnico em Edificações.

“O campus começou a funcionar, de verdade, em 2016. Foi o ano que nós tivemos a portaria de autorização por parte do MEC [Ministério da Educação]. 10 de maio de 2016 é o aniversário da nossa unidade, é um campus muito novo comparando com o Instituto Federal que tem 114 anos, o campus de Itaporanga tem 7 anos, mas que veio para nossa região, tem força para crescer tanto com seus cursos como para fazer a região toda desenvolver”, ressaltou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: