header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga explica como identificar comportamento psicopata e se há maneiras de pressupor o transtorno

Durante o quadro 'Direitos e Deveres', Leilane Pereira e os advogados Claudenilo Pereira, Pablo Guedes e Gil Trazinasso comentam sobre 'Crimes Cometidos por Psicopatas'

Por Priscila Tavares

11/10/2023 às 19h03 • atualizado em 17/10/2023 às 18h30

Durante o quadro Direitos e Deveres do programa Diário News, da TV Diário do Sertão, a doutora em psicologia Leilane Pereira explicou como identificar um comportamento psicopata e se há maneiras de pressupor a existência do transtorno em alguém.

“Nós temos três tipos de doenças mentais e mais psicopatia, que seria encaixado no transtorno de personalidade, um transtorno mental. Transtornos são de desordem que não tem um veículo biológico totalmente elucidado, a gente não tem uma certeza de como isso se desenvolve. Parece ter um ponto genético, contribuições do ambiente, mas a gente não consegue fechar isso claramente”, disse a psicóloga.

Debate sobre psicopatia (Foto: TVDS)

O programa recebeu também os advogados Claudenilo Pereira, Pablo Guedes e Gil Trazinasso para debaterem sobre ‘Crimes Cometidos por Psicopatas’.

Leilane falou que há dois traços marcantes na psicopatia, a agressividade e a impulsividade, mas que isso, não necessariamente, leva o indivíduo a cometer crimes, não estando a violência diretamente ligada ao transtorno da psicopatia.

“Na maioria das vezes as pessoas que cometem os crimes, que estão cumprindo pena, são normalmente muito parecidas com todos nós, tem questões muito semelhantes. Essa ideia da população, que o presídio e a cadeia estão cheios de gente extremamente violenta, psicopata, não condiz com a realidade”, pontuou.

Segundo a psicóloga, estudos sobre a psicopatia apontam que pode haver causas genéticas, mas não há algo certo em relação a isso. Ela ressalta que não há teste genético que possa indicar a predisposição a psicopatia em um indivíduo.

Assista ao programa Diário News na íntegra: 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: