header top bar

section content

VÍDEO: Mulheres debatem tabus sobre sexualidade e prazer feminino no ‘Papo Cabeça’ da TV Diário do Sertão

A psicóloga Rosângela Macedo, a advogada Tatiana Crispim, a atriz e produtora cultural Priscila Tavares, a historiadora Fernanda Calisto e a empreendedora Dara Patrício trouxeram suas opiniões sobre a sexualidade, o prazer e o orgasmo feminino

Por Diário do Sertão

08/11/2023 às 15h44

Papo Cabeça- Diário News (Foto: TVDS)

No ‘Papo Cabeça’ do programa Diário News, a psicóloga Rosângela Macedo, a advogada Tatiana Crispim, a atriz e produtora cultural Priscila Tavares, a historiadora Fernanda Calisto e a empreendedora Dara Patrício trouxeram suas opiniões sobre a sexualidade, o prazer e o orgasmo feminino.

A psicóloga Rosângela Macedo contou que cerca de 80% das mulheres no mundo nunca tiveram um orgasmo.

“Nós mulheres sempre sentimos culpas, no nosso inconsciente coletivo, do nosso próprio prazer. A nós nunca foi permitido viver o nosso prazer de forma total, de forma livre e plena. Sempre foi colocado que sexo não pode, sexo é sujo, sexo só depois do casamento, sexo só para procriação. O corpo feminino sempre pertenceu ao domínio masculino. Então, essa liberdade sexual, esse empoderamento feminino é recente”, disse.

“Existem várias pesquisas e a faixa é 75, 80% das mulheres no mundo nunca experimentaram um orgasmo. O nível de repressão é tão grande, e tem outra construção que é histórica, social e também religiosa que é: a mulher está para servir ao outro. Então, a mulher existe para dar prazer ao outro, o seu prazer é negado. Isso está no inconsciente coletivo”, completou a psicóloga.

Veja o cometário completo de Rosângela Macedo:

A historiadora Fernanda Calisto pontuou fatos históricos que reforçaram a repressão da sexualidade feminina na sociedade.

“A mulher, em toda vida, sempre passou por esses desafios de tentar se reafirmar na sociedade. A gente percebe que lá na antiguidade clássica essa questão do orgasmo era algo que: se a mulher conseguisse alcançar o orgasmo, então significaria que ela conseguiria também fecundar, procriar. Só que com o tempo foi modificando, com a questão da idade média, a questão da igreja de ver o orgasmo como algo proibido, pecaminoso e sujo”, disse.

Veja o cometário completo de Fernanda Calisto:

Dara Patrício é empreendedora e dona de um sexshop na cidade de Cajazeiras. Ela explica que o seu diferencial é o conhecimento sobre a ação de cada produto, que sempre busca trazer dicas e novidades para suas clientes e contou quais os produtos eróticos mais procurados pelas mulheres.

“Saí de tudo, para fetiche, sai para saúde íntima, a mulher que está querendo mais prazer, mulher que não está conseguindo chegar ao orgasmo. Tem para quem quer intensificar o seu prazer, então tem para todos os públicos”, destacou.

Veja o cometário completo de Dara Patrício:

A advogada Tatiana Crispim fala sobre o preconceito e repressão da sexualidade feminina dentro da sociedade, sendo o sexo para o homem algo ‘necessário’ e para a mulher proibido e sujo, e que “só era permitido porque o homem precisava”.

“O orgasmo feminino já foi visto como algo pecaminoso, como algo  proibido. A mulher que conseguia chegar ao orgasmo, em outros tempos, era tida como bruxa. De fato, quando a gente olha para a questão religiosa, aí é que a gente percebe essa condição social da mulher como um ser que participa da conjuntura familiar apenas como algo de obrigações para cumprir com as necessidades masculinas”, disse.

Veja o cometário completo de Tatiana Crispim:

A atriz e produtora cultural Priscila Tavares, falou que apesar das mulheres terem maior liberdade para falar sobre sexualidade, ainda existe muita repressão em relação a expressividade feminina. Durante o programa ela afirma que ‘tamanho não é documento’ na hora do prazer feminino, e ressalta a falta do interesse masculino em saber mais sobre o corpo e prazeres da mulher.

“É sobre conhecer, é sobre se interessar em conhecer. Muitos homens nãos sabem nem onde fica o canal uretral da mulher e a vagina, acham que é tudo a mesma coisa. Historicamente e socialmente o homem não está nem ai para o prazer feminino, então ele não via buscar saber. O prazer feminino não está diretamente ligado só aquele momento, ao ato sexual, é toda uma vivência”, pontuou.

Veja o cometário completo de Priscila Tavares:

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

Assista ao Papo Cabeça na íntegra:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: