header top bar

section content

VÍDEO: Programa Diário News realiza ‘Papo Cabeça’ para debater a proibição do casamento homoafetivo no Brasil

A advogada Tatiana Crispim, a professora Solange Nogueira e a atriz e repórter Priscila Tavares falaram sobre PL apresentada no Câmara dos deputados que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre pessoas do mesmo sexo

Por Diário do Sertão

24/10/2023 às 10h06 • atualizado em 24/10/2023 às 22h04

Programa Diário News realiza 'Papo Cabeça' para debater a proibição do casamento homoafetivo no Brasil

No ‘Papo Cabeça’, do programa Diário News, a advogada Tatiana Crispim, a professora Solange Nogueira e a atriz e repórter Priscila Tavares debateram sobre a possível proibição do casamento homoafetivo no Brasil.

A discussão se deu após a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovar, por 12 votos a 5, um projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

A advogada Tatiana Crispim contou que a primeira demanda judicial para o reconhecimento de uma união homoafetiva na cidade de Cajazeiras foi um processo dela. Segundo Tatiana, não há uma legislação específica que permita ou proíba o casamento homoafetivo no país e que, muito possivelmente, não será aprovado na comissão de debates de projeto de lei.

“Nós não podemos encarar que os direitos civis, que advém do casamento, da união entre duas pessoas, podem ser diminuídos para quando esse casal é homoafetivo ou heteroafetivo. Ainda não é uma proibição, não há proibição no país para casamentos homoafetivos, há um projeto de lei e uma discussão no Congresso, esse projeto passou numa primeira votação. Esse projeto ainda vai passar por outras comissões, outros debates e a gente acredita piamente que quando chegar no debate a principal comissão de debates de projeto de lei; a comissão que avalia a legitimidade, a constitucionalidade da lei; a gente acredita que não passa dessa comissão”, disse a advogada.

Veja o comentário completo de Tatiana Crispim:

A professora Solange Nogueira criticou as posições conservadoras no Brasil e diz ser a favor do casamento homoafetivo.

“Quando a gente vai atrás de quem é conservador demais sempre tem alguma coisa a esconder. Eu defendo o amor, independente de qualquer coisa. Porque, eita negócio horrível é viver com quem nós não amamos, com quem a gente não se dá bem ou viver um casamento de fachada, está alí por causa dos filhos. No meu ponto de vista, quem deve dizer sim ou não é quem é pedido em casamento, não deputado, pastor, igreja”, pontuou.

Veja o comentário completo de Solange Nogueira:

Para Priscila Tavares a votação da lei é um retrocesso para o país. Ela disse que mesmo que o casamento homoafetivo seja proibido no Brasil não irá fazer com que a comunidade LGBTQIAPNb+ deixe de existir. Segundo a atriz, há outros problemas reais para os políticos se preocuparem.

“O Brasil é onde acontece a maior parada LBGTQIAPN+ do mundo, que é a de São Paulo. Coincidentemente o Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais no mundo pelo 14ª ano seguido. São número alarmantes, e acho que a nossa justiça, nossos políticos têm coisas muito mais importantes para pautar, do que um casamento homoafetivo”, ressaltou Priscila.

Veja o comentário completo de Priscila Tavares:

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h. Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

Assista ao Papo Cabeça na íntegra:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: