header top bar

section content

VÍDEO: Reumatologista alerta sobre os cuidados com a reposição hormonal e o uso de medicamentos sem prescrição

Dr. Felipe Claudino explica quais sinais podem ser observados para diagnóstico precoce de doenças reumáticas

Por Priscila Tavares

16/11/2023 às 17h44 • atualizado em 16/11/2023 às 17h50

No “Papo Cabeça” dessa semana, o médico reumatologista Dr. Felipe Claudino falou sobre as doenças reumáticas que limitam a vida da mulher. Ele alertou para os cuidados com a reposição hormonal e o uso de alguns medicamentos.

“O estrogêno na saúde da mulher tem seus benefícios, por exemplo, dificilmente uma mulher vai desenvolver osteoporose antes de entrar na menopausa, porque o estrógeno, hormônio feminino, ele tem um impacto positivo na força, na composição da massa dos ossos. Por outro lado, o estrógeno tem um impacto negativo no desenvolvimento das doenças autoimune, tanto é, que no Lúpus a gente evita o uso de anticoncepcionais a base de estrógeno naquelas pacientes com diagnóstico”, disse o médico.

Dr. Felipe explicou que a reposição hormonal pode ser utilizada como tratamento para osteoporose em pacientes que desenvolvem a doença no período pós-menstrual. Ele também alerta para os sinais que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença.

“A gente costuma dizer aos pacientes que existem alguns sinais que servem de alerta, para no seu aparecimento a gente buscar fazer um diagnóstico precoce, evitar um diagnóstico tardio. Muitos pacientes tem verdadeiras peregrinações até chegar a um diagnóstico. Então, pacientes que têm dor nas juntas, principalmente de manhã quando acorda, associado com as articulações rígidas, o paciente que tem isso deve procurar o reumatologista o mais breve possível”, afirmou.

Papo Cabeça com Dr. Felipe Claudino (Foto: TVDS)

Além da dor na juntas ele pontua a dor associada a queda de cabelo, manchas na pela que pioram com a exposição ao sol, aftas orais recorrentes junto com a dor articular e pacientes que têm histórico familiar e sentem dores, devem procurar atendimento especializado.

O médico alertou ainda, para os exames precoce que podem causar angustias e ansiedade e não fechar o dignóstico. Felipe explicou também, se a reposição de cálcio e outros medicamentos são indicados para a prevenção de doenças reumatológicas.

“A gente recomenda a suplementação do cálcio naqueles pacientes que têm o risco de ter fartura e que não tem uma ingesta adequada de cálcio pela alimentação. A suplementação de cálcio como receita de bolo ou como prevenção de doenças, sem que o paciente tenha uma real necessidade, não é uma conduta recomendada”, ressaltou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: