header top bar

section content

VÍDEO: Consumidores e empresários avaliam aquecimento do comércio com as festividades natalinas em Cajazeiras

A reportagem do Diário do Sertão foi até o Centro Comercial de Cajazeiras para conversar com consumidores e empresários, que avaliaram as vendas para esse período

Por Priscila Tavares

14/12/2023 às 19h19

Com as festa de fim de ano se aproximando o comércio fica aquecido e aumenta o número de vendas em diversos setores. A reportagem do Diário do Sertão foi até o Centro Comercial de Cajazeiras para conversar com consumidores e empresários, que avaliaram as vendas para esse período.

Muitos comerciantes apontaram o aumenta nas vendas para o Natal e altas expectativas para as próximas semanas. Outros falaram que o comércio anda fraco, mas que estão esperançosos quanto a semana próxima ao Natal.

Neste ano a Câmara de Dirigente Lojista (CDL) de Cajazeiras não realizou o festival de prêmios, que geralmente era organizado todo final de ano, e os comerciantes disseram que sentem falta da ação para ajudar no aquecimento das vendas.

O Natal no Brasil

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o Natal deste ano deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia do país.

Sendo a principal data comemorativa do ano, deve movimentar as ruas de todo o país levando mais de 132,9 milhões de consumidores às compras. Entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas.

Entre os principais presenteados estão filhos (60%), mãe (48%), cônjuge (44%) e irmão(a) (28%). Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal. Estima-se que 104,6 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano com o objetivo de se auto presentear.

Roupas, perfumes/cosméticos, calçados e brinquedos lideram o ranking dos presentes para esse ano. A pesquisa mostrou ainda que, de acordo com os consumidores, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos. Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguiu economizar dinheiro.

Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: