header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga Rosângela Macedo explica por que muitas promessas de final de ano não são cumpridas

A psicóloga ressalta que o novo ano é um marco temporal, onde ciclos são encerrados para um novo ciclo se iniciar

Por Priscila Tavares

19/12/2023 às 16h03

Com a chegada do final do ano as promessas para o ano novo se fortalecem e é comum que muitas pessoas não consigam cumprir todas as metas do ano que se passou. A psicóloga Rosangela Macedo explica a razão de tantas promessas não serem cumpridas.

A psicóloga ressalta que o novo ano é um marco temporal, onde ciclos são encerrados para um novo ciclo se iniciar. Ela contou que com isso as pessoas têm a sensação de ‘finalização’ e junto com ela a reflexão de “o que eu fiz? Como foi esse ano?”, o que gera uma empolgação.

“É como se o ano novo representasse uma página em branco e aí eu posso alí escrever tudo que eu quiser, eu posso alí desejar tudo que eu quiser. É como se eu pudesse fazer uma lista grande de coisas que eu quero conquistar”, disse.

“O rito de passagem é muito importante para psique porque ajuda a gente a compreender, lá no fundo, que tem uma nova etapa, que eu posso, de fato, criar novas metas. Mas a gente se perde muito nesse lugar só da celebração, porque se a gente for parar e pensar friamente do dia 31 para o dia 1ª só muda um dia. Efetivamente não muda nada, muda o significado que eu dou, psíquico, para aquele movimento que eu vou começar a fazer”, completou.

Rosângela falou ainda, que muitas das promessas são feitas em um momento de empolgação e as metas são confundidas com sonhos.

Segundo ela, mais importante que metas, é preciso ter planejamento para conquistar o que almeja.

“A maioria das pessoas não cumprem as metas porque elas ficam no plano das ideias e não têm essa concretude, essa coisa de trazer para a realidade, para uma ação, porque se você quer uma mudança, a mudança ela exige uma ação. A ação é importante porque tira as pessoas da zona de conforto”, ressaltou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: