header top bar

section content

VÍDEO: Sem ajuda da Secretaria de Saúde, jovem mobiliza campanha e castra animais de rua em Cajazeiras

Emanuelle Gomes liderou uma ação que resultou na castração de 13 gatas que estavam abandonadas

Por Jocivan Pinheiro

27/03/2019 às 16h29 • atualizado em 27/03/2019 às 16h32

Apaixonada por animais, engajada na luta para protegê-los e percebendo pouca iniciativa dos poderes públicos, a jovem Emanuelle Gomes liderou uma ação que resultou na castração de 13 gatas que estavam abandonadas nas ruas de Cajazeiras.

Ela faz parte do Movimento Voluntário de Protetores de Animais de Cajazeiras (MOVPAC), que também conta com a participação do vereador Rivelino Martins (PSB), que esteve com Emanuelle e Samarone (também membro do Movimento) no programa Balanço Diário falando sobre a ação.

Segundo Emanuelle, as intervenções cirúrgicas nos animais só foram possíveis graças às colaborações de várias pessoas, a começar pela amiga que indicou um veterinário do IFPB – Campus de São Gonçalo que realiza mutirão de castração de animais.

Após recolher 15 gatas nas ruas de Cajazeiras com ajuda de amigos e usando duas motocicletas, ela saiu em busca de arrecadação de vários tipos de materiais no comércio.

Por fim, Emanuelle solicitou um veículo à Secretaria Municipal de Saúde (setor de Zoonoses) para transportar 13 gatas (duas fugiram) até o IFPB de São Gonçalo, no município de Sousa, mas seu pedido foi recusado várias vezes, até que ela conseguiu um carro com seu patrão (empresário).

VEJA TAMBÉM: Delegado instaura inquérito para apurar ‘cemitério’ de animais usado pela Prefeitura de Cajazeiras

Emanuelle conseguiu várias caixas de transporte de animais pequenos

As castrações foram realizadas por uma equipe de profissionais do Núcleo de Extenção em Saúde de Pequenos Animais (NESPA) do IFPB – Campus de São Gonçalo, liderada pelo professor doutor Vinícius Longo Vilela, pela professora doutora Thaís Ferreira Feitosa e pela professora doutora Ana Lucélia de Araújo.

Para Emanuelle, a castração é o meio mais eficaz e saudável de controlar a população de animais de rua: “Existe também o anticoncepcional por injeção, que eu não apoio. Eles dão câncer e eu acho melhor cuidar de mais filhotes do que tratar de uma gata com câncer”, disse.

As gatas foram castradas por uma equipe do Núcleo de Extenção em Saúde de Pequenos Animais (NESPA) do IFPB Campus de São Gonçalo, em Sousa

O vereador Rivelino Martins destaca que iniciativas como essa são exemplos para o mundo: “São com essas pessoas desses grupos de proteção de animais que a gente vem aprendendo muito e também dispondo nosso mandato para essa causa, e olha que essa causa também tem preconceito. Há pessoas que questionam por que o vereador está envolvido em lutas em defesa dos animais”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: