header top bar

section content

Em entrevista, Lula compara Reforma da Previdência à bomba de Hiroshima

Ex-presidente opinou que a reforma deveria ser feita com amplo debate com a sociedade brasileira e com os movimentos sindicais

Por Campelo Sousa

26/04/2017 às 08h20

Ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira (25), a Reforma da Previdência em entrevista a Rádio Cidade do Rio Grande do Norte e comparou o projeto a uma bomba atômica.

“Reforma pressupõe uma coisa boa. Quando você diz que vai reformar sua casa, seu carro, é para melhorar. Mas o que está sendo feito não é uma reforma; eles estão destruindo o que já tem. Isso tá mais para bomba de Hiroshima do que para reforma”, afirmou.

Para Lula, reformar a Previdência é necessário, visando principalmente gerações futuras. Mas, segundo ele, isso deveria ser feito com um amplo debate com a sociedade brasileira, o movimento sindical e os principais atingidos, no caso os aposentados e os trabalhadores “da ativa”.

De acordo com o petista, a livre-negociação entre empresários e trabalhadores pode até ser considerada, mas é importante ter uma regulação que proteja o trabalhador, já que no Brasil há poucos sindicatos capazes de negociar em igualdade com os empregadores. Na opinião de Lula, nos termos dessa reforma, “nós vamos colocar o fraco diante do forte, sendo que o forte tem toda a capacidade de pressão”.

Lava Jato

Sobre a Lava Jato, o ex-presidente se diz tranquilo, apesar de achar que sofre uma “perseguição” há pelo menos três anos. “Quero ver acharem 50 centavos meus em alguma conta por aí”, protestou.

A respeito da possível delação do ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci, Lula afirma que não está preocupado e que só Palocci sabe se cometeu algum erro, algum delito. “Se ele vai fazer delação ou não, é uma decisão dele”, afirmou o presidente.

Band

Recomendado pelo Google: