header top bar

section content

População reclama de ‘lixão’ em cidade do Sertão e denuncia poluição da água. Vídeo!

Ex-vereador conta que mais da metade da população já não arrisca mais beber a água do açude

Por Jocivan Pinheiro

25/04/2016 às 14h36 • atualizado em 25/04/2016 às 19h02

No município de São José de Caiana, localizado na macrorregião do Vale do Piancó, Sertão Paraibano, a 425 km da capital João Pessoa e a 87 km de Cajazeiras, o cartão de visita para quem chega pela rodovia PB-327 é um lixão a céu aberto.

Lixo se acumula às margens da PB-327

Lixo se acumula às margens da PB-327

Às margens da estrada, um terreno baldio acumula há vários anos dejetos de todas as espécies. E segundo o ex-vereador Sebastião Lauderi, esse descaso está afetando não só a fauna e a flora do local, mas também a saúde dos moradores, pois os dejetos estariam chegando ao açude que abastece a cidade.

Lauderi conta que mais da metade da população – que é de 6 mil habitantes ao todo – já não arrisca mais beber a água do açude e está comprando água mineral. Essa situação, segundo ele, se arrasta por mais de 20 anos e a gestão municipal que está no poder durante esse tempo nunca tomou uma providência.

Ex-vereador Sebastião Lauderi denuncia o descaso

Ex-vereador Sebastião Lauderi denuncia o descaso

– Essa água vai direto para o açude que nós bebemos. Ninguém mais bebe dessa água, ou seja, nós pagamos água duas vezes: pagamos água normal, que já é cara, e mais a água mineral que é comprada – afirma o ex-vereador.

Ele explica ainda que a água é tratada de maneira paliativa, apenas com aplicação de cloro, porque a construção de uma estação de tratamento parou e nunca mais foi retomada.

– Eu vejo muita má vontade do gestor público no momento. Eles vêm há 20 anos dentro da gestão e nada foi feito nesse sentido e em outros sentidos – completa.

Nossa reportagem tentou entrar em contato com o setor de saneamento básico de São José de Caiana através do número de telefone que está disponível no site da prefeitura, mas não obtivemos êxito.

DIÁRIO DO SERTÃO

ANTIGO E NOVO

VÍDEO: Secretário e prefeito exibem projeto do novo Museu de Cajazeiras feito por arquiteta cajazeirense

COBRANÇAS INDEVIDAS

VÍDEO: Problemas com empréstimo consignado? Advogado dá orientações para que você não seja negativado

HAJA ÁGUA!

VÍDEO: chuvas na região do Vale do Piancó destroem festa de São Sebastião e danificam veículo

ACESSO FACILITADO

VÍDEO: Padre diz que decreto de Bolsonaro é prestação de contas às empresas de armas que o financiaram