header top bar

section content

Pesquisa mostra que 68% dos brasileiros acham a Zika mais perigosa do que a dengue e chikungunya; confira!

O Opinion Box, startup de pesquisa digital, pesquisou a fundo e o comportamento dos brasileiros frente frente ao mosquito. Veja!

Por Campelo Sousa

15/05/2016 às 12h33 • atualizado em 15/05/2016 às 13h14

O Aedes aegypti é um mosquito que vive perto do homem. Sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional. A infestação desse mosquito ocorre sempre com mais intensidade no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas.

Nesses primeiros cinco meses do ano,  as atenções estão redobradas, pelo fato de que esse mosquito, além da dengue, está causando outras doenças e transtornos a população: a chikungunya e o zika vírus. Nesse contexto, o Opinion Box, startup de pesquisa digital, pesquisou a fundo e o comportamento dos brasileiros frente frente ao mosquito.

Participaram da pesquisa 1.983 internautas acima de 16 anos,  de todas as regiões do Brasil. Um dos dados que mais chama a atenção é que metade dos entrevistados afirmam que provavelmente ou com certeza as Olimpíadas do Rio de Janeiro deveriam ser canceladas para evitar que o surto de doenças se espalhe pelo resto do mundo.

Resultados de pesquisas realizadas pelo Opinion Box (Foto: Divulgação)

Ainda segundo a pesquisa, a  Zika é considerada a mais preocupante por 68% . Dengue e Chikungunya ficam empatadas com 16% cada.

51% dos entrevistados conhecem alguém que já teve alguma das doenças. Ainda assim, as pessoas estão otimistas, e apenas 7% acreditam que provavelmente ou com certeza contrairá alguma das doenças nos próximos seis meses. 51% afirmam que provavelmente ou com certeza não pegará nenhuma doença, e 42% preferiram não responder.

Avaliando o quadro daqui 12 meses, as opiniões se dividem: 36% dos entrevistados acham que estaremos com um cenário de epidemia pior do que o atual; 30% entendem que estará igual e 34% avaliam que estará melhor do que agora.

Resultados de pesquisas realizadas pelo Opinion Box (Foto: Divulgação)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: