header top bar

section content

Saúde registra 148 casos confirmados de microcefalia na PB; regiões de Cajazeiras e Piancó estão entre elas

Dos casos notificados na Paraíba, 25 evoluíram para óbito, sendo confirmados 17

Por Campelo Sousa

06/07/2016 às 13h01 • atualizado em 06/07/2016 às 23h51

Secretaria divulga casos de microcefalia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Resposta Rápida, registrou 889 casos de microcefalia em 135 municípios paraibanos, no período de agosto de 2015 até a 26ª semana de 2016. Desses casos, 148 foram confirmados (em 60 municípios), com base nos laudos dos exames de imagem e/ou resultados de exames laboratoriais para detecção do vírus zika; 479 foram descartados para a microcefalia relacionada à infecção congênita e 262 estão sendo investigados.

Dos casos notificados na Paraíba, 25 evoluíram para óbito, sendo confirmados 17, nos municípios de Sapé (2), São José do Sabugi (1), São João do Rio do Peixe (1), São Miguel de Taipu (01), Santa Rita (2), Sossego (1), Olivedos (1), Piancó (1), Parari (1), Nova Olinda (1), São Bento (1), Juazeirinho (1), João Pessoa (1), Conde (1) e Campina Grande (1). Oito foram descartados.

ALÔ MÃE!

O programa de monitoramento de gestantes Alô Mãe também funciona no Espaço Cultural e acompanha, por meio de ligações telefônicas, o processo de cuidado no pré-natal das gestantes, em todo Estado.

A partir das informações, disponibilizadas pelas gestantes, será considerado alerta o fato de terem apresentado sintomas e/ou sinais das doenças ocasionadas pelo mosquito (dengue, zika e chikungunya) durante a gestação. Nestes casos, de imediato, serão orientadas a buscarem os serviços de referência, considerando o Protocolo de Atenção à Microcefalia do Estado da Paraíba.

POLO DE ATENDIMENTO

A secretaria de saúde do município de Sousa iniciou atendimentos as crianças com microcefalia da 4ª macrorregião da Paraíba, que compreende 16 municípios.

Os primeiros atendimentos serão as consultas com Neuropediatra e Otorrinolaringologia, para avaliação e prescrição de demais exames necessários ao diagnostico e em seguida encaminhamento as instancias da assistência e proteção social.

Os atendimentos estão sendo realizados na Otoclinica deSousa a partir das 8h.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Recomendado pelo Google: