header top bar

section content

MP determina que hospitais de Sousa disponibilizem ambulâncias para realizar transferências de pacientes

Também é obrigação do hospital adaptar as duas ambulâncias básicas, para quando necessitar, utilizá-las como Unidade de Suporte Avançado

Por Campelo Sousa

25/08/2016 às 17h00 • atualizado em 25/08/2016 às 19h24

Na manhã desta quinta-feira (25) o ministério público do Estado da Paraíba, através da promotoria de Justiça da Saúde, representado pela promotora de justiça, Mariana Neves Pedrosa Bezerra, realizou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Hospital Regional, Hospital Materno Infantil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Sousa, sobre as transferências de pacientes.

A reunião também contou com a presença da coordenadora de enfermagem do SAMU, Mirelly Aristóteles, a diretora de planejamento da secretaria de saúde de Sousa, Ana Vitória Farias, a diretora administrativa do Hospital Materno Infantil, Maria Kelma Dantas e a diretora do Hospital Regional de Sousa, Apoliana Ferreira de Araújo.

Atualmente, grande parte das transferências de pacientes internados em hospitais, eram realizadas em ambulâncias do SAMU, porém, no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ficou acordado que as transferências dos pacientes internados nos hospitais Materno Infantil e Regional devem ser feitas com as ambulâncias dos próprios hospitais.

Transferências serão feitas em ambulâncias do hospital Regional de Sousa (foto: Secom PB)

Transferências serão feitas em ambulâncias do hospital Regional de Sousa (foto: Secom PB)

Também é obrigação do hospital adaptar as duas ambulâncias básicas, para quando necessitar, utilizá-las como Unidade de Suporte Avançado (USA).

Ficou acordado também que, caso a USA do hospital não estiver disponível, o SAMU irá emprestar, caso possível, algum material necessário para que a transferência seja realizada na ambulância básica do Hospital que será adaptada como USA.

A coordenadora de enfermagem do SAMU, Mirelly Aristóteles, prestou entrevista à reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão, e falou sobre a reunião realizada no Ministério Público de Sousa.

Confira abaixo as cláusulas do TAC:

TAC firmado entre o SAMU, Hospital e Ministério Público

TAC firmado entre o SAMU, Hospital e Ministério Público

????????????????????????????????????

TAC firmado entre o SAMU, Hospital e Ministério Público

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: