header top bar

section content

Engenheiro lamenta cortes de árvores e diz que Cajazeiras tem uma ‘cultura de destruir’

Cajazeiras não é uma cidade verde, afirma o engenheiro florestal Sócrates Martins. E o problema, segundo ele, é cultural

Por Jocivan Pinheiro

14/09/2016 às 18h32 • atualizado em 14/09/2016 às 18h34

Cajazeiras não é uma cidade verde, afirma o engenheiro florestal Sócrates Martins. E o problema, segundo ele, é cultural. Sócrates lamenta que justamente na ‘terra da cultura’ as pessoas optem por cortar as árvores alegando motivos banais como, por exemplo, o fato de estarem sujando as calçadas.

Engenheiro Sócrates Martins

Engenheiro Sócrates Martins

O engenheiro explica que o correto é procurar os órgãos públicos ligados ao meio ambiente antes de tomar qualquer iniciativa de cortar ou podar árvores.

“O pessoal ainda tem essa consciência de que calçada suja, é para derrubar árvore. Infelizmente a nossa cultura é somente de destruir”, lamenta.

VEJA TAMBÉM: Cortes de árvores que abrigavam moradores de rua em Cajazeiras causam polêmica

Em Cajazeiras, algumas pessoas estão plantando uma espécie de árvore conhecida como “Ninho Indiano” para amenizar os impactos da seca propiciando sombra. Porém, Sócrates aconselha a plantar árvores nativas como o Ipê, o Juazeiro, entre outras.

Já as cactáceas são plantas que resistem mais ao calor e consomem pouca água, mas elas só têm utilidade estética para a cidade, esclarece o engenheiro.

Dia da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais. Além disso, existe também as plantas medicinais e frutíferas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: