header top bar

section content

Açude do Sertão ultrapassa Coremas e reservatórios da região é o 2º com maior volume d’água. Veja!

O açude Saco, localizado no município de Nova Olinda está com aproximadamente 20 milhões de metros cúbicos de água, representando 20% de sua capacidade máxima.

Por Estagiário

01/11/2016 às 13h06 • atualizado em 01/11/2016 às 14h58

Açude Mãe D'água em Coremas (Foto: DS / Zildo Vicente)

Superando os açudes Estevam Marinho, situado em Coremas que está com 12,2 milhões de metros cúbicos, 2,2% de sua capacidade, e o açude Cachoeira dos Cegos, da cidade de Catingueira, que conta com apenas 8,3 milhões, 11,6% do seu total, a barragem do município de Nova Olinda, que leva o nome de açude Saco, hoje conta com 20 milhões de metros cúbicos d’água, cerca de 20% de sua capacidade máxima.

+ EM COLAPSO TOTAL: Importante açude do Sertão atinge 2,6% do volume total de água

Atualmente, o açude com o maior volume acumulado no vale é o reservatório de Mãe D’água, que fica nas mediações do município de Coremas e tem hoje 49,7 milhões de metros cúbicos d’água, representando 8,7% de sua capacidade máxima. A perenização de intervalos dos rios Piancó e Piranhas, que abastecem cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte está utilizando águas do reservatório.

A maior preservação do volume do reservatório de Nova Olinda em relação aos outros da região se dá pela pouca utilização de suas águas, porém com a construção da adutora que transportará água para os municípios de Itaporanga e Pedra Branca, estima-se uma baixa no nível de suas águas.

DIÁRIO DO SERTÃO com Folha do Vali

Recomendado pelo Google: