header top bar

section content

Ministro do Turismo destaca como positiva ação do Governo da Paraíba por atrair voo internacional

Os voos serão aos sábados, operados pela Gol Linhas Inteligentes, após uma negociação feita pelo governador Ricardo Coutinho diretamente com a diretoria da companhia aérea, resultando na redução para 6% da alíquota de ICMS

Por Campelo Sousa

10/06/2017 às 16h58

O voo histórico está sendo comemorado pelos representantes do trade turístico paraibano, mas já há reflexos bastante positivos na esfera nacional

O turismo da Paraíba dará um imenso passo para abertura no mercado internacional com o início dos voos regulares entre João Pessoa e Buenos Aires, a partir do dia 1º de julho. Os voos serão aos sábados, operados pela Gol Linhas Inteligentes, após uma negociação feita pelo governador Ricardo Coutinho diretamente com a diretoria da companhia aérea, resultando na redução para 6% da alíquota de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no combustível de aviação.

O voo histórico está sendo comemorado pelos representantes do trade turístico paraibano, mas já há reflexos bastante positivos na esfera nacional. O ministro do Turismo (MTur), o alagoano Marx Beltrão, destacou que 80% do turismo internacional é realizado entre os países fronteiriços. Para isso, segundo ele, “é preciso investir em conectividade aérea para atrair cada vez mais nossos vizinhos para conhecer o Brasil”.

“Os argentinos já são os turistas que mais visitam nosso país, mas o grande fluxo acaba ficando ali pelas regiões Sul e Sudeste. A ideia agora é diversificar a oferta e atraí-los também para a região Nordeste, para conhecer nossas lindas praias, nossa cultura e gastronomia”, disse o ministro, que destacou como muito positiva a ação promovida pelo Governo da Paraíba.

A indicação de Marx Beltrão sobre a presença de turistas estrangeiros no Brasil é reforçada pelos dados estatísticos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). “A Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil, com 2.294.900 visitantes no ano de 2016 e desse total 1.037.055 entraram no país por via aérea”, enfatiza o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, o paraibano Gilson Lira.

Segundo Lira, os dados da Embratur indicam que este público procura diversificação de produtos no Brasil e o Nordeste brasileiro foi apontado, devido a sua vantagem competitiva, como produto atraente no mercado. Fatores estes que enfatizam a importância da ligação direta entre a capital argentina com a cidade de João Pessoa”, disse. “Esse primeiro voo internacional que nossa a Paraíba ganha contribuirá, e em muito, com o desenvolvimento de nossa economia, gerando também novos empregos”.

Na opinião do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Lindolfo Pires, esse voo será histórico e um divisor de águas para a ampliação da oferta de voos internacionais para João Pessoa. É um mercado importante que se abre para o turismo e ganha tanto o turista argentino, como o paraibano, que terá agora a oportunidade de conhecer outros países em ligações diretas, mais rápidas e mais baratas. “Sem dúvida, representa uma grande ação do Governo, que trará reflexos importantes para a nossa economia”, pontuou o secretário.

Para a presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Manuelina Hardman, a ação do Governo do Estado fez com que fosse gerado um momento importante para o ‘Destino Paraíba’ no mercado internacional, em especial, na Argentina. A hoteleira enfatizou que esse momento terá reflexo fundamental no processo de capacitação da mão de obra local, que terá que se adaptar no atendimento dos turistas estrangeiros, melhorando a oferta de serviços.

Essa é a mesma opinião da presidente da Abrasel-PB (Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares, seccional Paraíba), Neide Lisboa. Segundo a empresária, os segmentos de gastronomia e hotelaria passarão por um importante desafio de qualificar ainda mais a mão de obra, em especial, ampliando a oferta de profissionais que falam mais de um ou dois idiomas. “Precisamos capacitar mais colaboradores para atender esse público da melhor forma possível, para que haja a melhor forma de comunicação possível”.

O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa (Festival JPA), Cláudio J S Júnior, destacou também a ação do Governo, pois coloca a Paraíba nas prateleiras das principais operadoras de turismo da Argentina, assim como abre oportunidade para que os paraibanos viajem para o país sulamericano. “É um momento de comemorações, mas também de grande responsabilidade do trade porque teremos que trabalhar para manter o bom atendimento e a frequência da operação”, enfatizou.

Secom

Recomendado pelo Google: