header top bar

section content

ESTÁ FRIO? Especialista explica por que a temperatura está caindo no Alto Sertão paraibano e faz previsões para os próximos meses – VÍDEO!

Segundo Rodrigo César Limeira, clima frio nesta época não chega a ser uma novidade

Por Jocivan Pinheiro

06/07/2017 às 17h01 • atualizado em 06/07/2017 às 18h15

Moradores das cidades da região de Cajazeiras estão surpresos com o clima que o Alto Sertão paraibano tem apresentado ultimamente. Mesmo durante o dia, período que costumeiramente é bastante quente na região, a temperatura tem caído muito e o céu está constantemente nublado.

À noite é a vez de um frio incomum tomar conta das cidades; tão incomum que as pessoas, admiradas, têm registrado nas redes sociais fotos com as temperaturas na legenda e comentários sobre a “novidade”.

Porém, segundo o meteorologista Rodrigo César Limeira, esse clima frio não chega a ser tão novidade assim. Isso porque, devido ao fenômeno El Niño, nos últimos anos o inverno no Semiárido nordestino (de 21 de junho a 23 de setembro) tem sido excepcionalmente de calor. Mas em 2017 o El Niño não se manifestou, portanto o clima voltou ao normal, ou seja, baixas temperaturas neste período.

VEJA TAMBÉM: Previsões de estudioso se confirmam: Sousa com ano bom para agricultura e Açude de São Gonçalo com pouca água

Além disso, Rodrigo afirma que uma forte massa de ar polar veio do Polo Sul e também está contribuindo para acentuar ainda mais as quedas de temperatura no Nordeste. Ele explica ainda que o clima é frio, mas sem chuvas, porque isso é uma característica do Semiárido nordestino durante o inverno (a estação atual). Já as chuvas ocorrem no verão e no outono.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: