header top bar

section content

Hospital Regional de Patos atende mais de duas mil vítimas de acidentes envolvendo motocicletas

Das 2.198 cirurgias realizadas no Hospital, 1.330 foram ortopédicas, sendo cerca de 90% relacionadas a acidentes com moto.

Por Priscila Belmont

05/10/2017 às 18h26

Hospital Regional de Patos

O Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro atendeu, de janeiro a setembro, 2.185 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. O número representa 13 vezes mais que acidentes com carro. Apenas no mês de setembro, foram socorridas 223 pessoas envolvidas em acidente com moto. Das 2.198 cirurgias realizadas no Hospital, 1.330 foram ortopédicas, sendo cerca de 90% relacionadas a acidentes com moto.

“O Hospital Regional de Patos é um serviço de urgência e emergência, além de ser referência em traumatologia e cirurgia buco-maxilar para todo o Alto Sertão paraibano. A violência no trânsito já deve ser discutida como um caso de saúde pública. Isso representa um alto impacto financeiro aos serviços que atendem este tipo de paciente”, enfatizou a diretora geral do Hospital, Liliane Sena.

Em relação ao número de atendimentos de urgências, este ano, já ultrapassou 37 mil. A quantidade de pessoas que precisa ser internada este ano chegou a 6.083, de 149 cidades. Além de municípios paraibanos, são atendidos pessoas dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Pelo setor de Urgência, passaram 202 vítimas de agressão física, sendo 77 por arma de fogo, 82 por arma branca, sete por envenenamento, 138 por acidente de trabalho e outras 64 no trajeto ao trabalho. De janeiro a setembro, deste ano, foram feitos 7.357 exames radiográficos.

O Hospital Regional de Patos também realizou 520 cirurgias de catarata, sendo 300 em agosto e 220 no mês de setembro, uma demanda dos 24 municípios da Regional polarizada por Patos.

Com relação ao número de consultas ambulatoriais, um serviço que deveria ser absorvido pela Atenção Básica, continua sendo uma demanda constante do hospital que vem mantendo uma média de 4.500 atendimentos por mês, dos quais apenas 10% destes geram internamentos.

Secom PB

Recomendado pelo Google: