header top bar

section content

Cajazeirense morre em hospital de Recife; Ele foi Secretário do Ministério da Fazenda no governo Lula

De acordo com a Receita Federal, Cartaxo lutava contra um câncer há mais de um ano.

Por Luzia de Sousa

22/12/2017 às 15h48

Cajazeirense faleceu após perder luta para o câncer (Foto da internet)

Morreu nessa quinta-feira (21), no Real Hospital Português do Recife, o ex-secretário da Receita Federal, o cajazeirense Otacílio Cartaxo, 73 anos. Ele comandou o órgão de julho de 2009 a dezembro de 2010 e presidiu o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) de janeiro de 2011 a dezembro de 2014.

De acordo com a Receita Federal, Cartaxo lutava contra um câncer há mais de um ano. O corpo será sepultado nesta sexta-feira (22) no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Em nota, o secretário da Receita, Jorge Rachid, lamentou a morte de Cartaxo, disse ter enviado condolências à família e classificou a perda de “inestimável”.

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal também lamentou a morte de Otacílio por meio de nota. A OAB-DF lembrou que Otacílio, que era funcionário de carreira da Receita, realizou “um anseio da classe por longos anos” ao implementar a representação dos advogados no Carf, a partir de 2013.

História
Otacílio Dantas Cartaxo Filho, era filho do advogado e juiz do Trabalho, Otacilio Dantas Cartaxo e Hilda Albuquerque Cartaxo. Foi superintendente da Receita Federal de PE e do RN, transferiu-se para Brasília, foi Secretário Geral do Ministério da Fazenda no último governo Lula.

A mãe de Otacílio Cartaxo era irmã de Francisca Bernardo de Albuquerque, ambas filhas de Luiz Bernardo de Albuquerque, fazendeiro e empresário em São João do Rio do Peixe. Francisca era esposa do médico João Izidro, que atuou durante anos em Cajazeiras.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

SONHO REALIZADO

VÍDEO/FOTOS: Prefeitura de Cajazeiras realiza sorteio de 300 apartamentos e evento é marcado pela emoção

MUITA ÁGUA!

A MAIOR DA HISTÓRIA: ruas e avenidas em Sousa viram rios após fortes chuvas durante a madrugada. Veja!

SERTÃO EM DESTAQUE

VÍDEO: Com cajazeirense na vice-presidência, Paulo Maia toma posse para comandar OAB Paraíba até 2021

MODELOS DE SUCESSO

VÍDEO: Empresários do Pará interessados em implantar TV A CABO visitam Netline e TV Diário do Sertão