header top bar

section content

Liberada segunda parcela de recursos para projetos do novo HU de Cajazeiras

Notícia foi compartilhada na primeira reunião do Comitê Pró Hospital Universitário

Por Campelo Sousa

30/12/2017 às 16h41

Fachada do novo HU em Cajazeiras

O sonho do novo Hospital Universitário de Cajazeiras apresentou diversos avanços ao longo de 2017. O mais recente foi o repasse para a Unops – escritório da ONU responsável pela elaboração dos projetos – da segunda parcela de recursos do convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Esse dado é muito positivo, pois nos garante que não haverá atrasos. Com esse recurso, iremos iniciar os projetos complementares, para então poder licitar a obra”, comemorou a superintendente do Hospital Universitário Júlio Bandeira, Mônica Paulino.

A notícia foi compartilhada durante a primeira reunião do Comitê Pró Hospital Universitário (Pró-HU) que aconteceu na última terça-feira, dia 26, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus da UFCG em Cajazeiras. Segundo a superintendente do HUJB, a iniciativa da criação do grupo partiu do diretor da UFCG de Cajazeiras Antônio Fernandes. Com a construção do novo hospital, o atual HUJB será um anexo para atendimentos a serem realizados apenas durante o dia.

Participaram do encontro representantes dos diversos segmentos da sociedade e dos poderes executivo e legislativo de Cajazeiras. Entre os presentes estavam a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, o diretor do CFP, Antônio Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Barros, o presidente da Associação Comercial de Cajazeiras Raimundo Júnior, o diretor do Sistema Alto Piranhas de Comunicação, José Antônio, o coordenador do Movimento dos Amigos de Cajazeiras, Rubismar Galvão, e o secretário de Planejamento do município, Antônio Ricardo.

“O grupo vai ser essencial para uma articulação política e, provavelmente a partir dele, vamos agendar reuniões com a bancada da Paraíba e assim buscar recursos necessários para, pelo menos, a primeira etapa da obra”, destaca Mônica Paulino. A construção no novo HU vai ocorrer por módulos.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. Um deles é o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG).

O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Recomendado pelo Google: