header top bar

section content

Estudioso prevê pouca recarga de água nos reservatórios que abastecem Sousa, Cajazeiras e Patos esse ano

As previsões foram feitas pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Por Campelo Sousa

29/01/2018 às 09h45

Açude São Gonçalo, no município de Sousa (Foto: Charley Garrido)

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está atuando agora de forma intensa no litoral norte do Nordeste, mas em breve deverá provocar precipitações signifcativas no semiárido da região, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Agora no final de janeiro quem está influenciando o tempo é um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), e provocando chuvas intensas, ora isoladas e ora esparsas no Sertão e Alto-sertão da Paraíba.

A atuação da ZCIT ocorre de forma mais significativa no semiárido do Estado entre fevereiro e maio. A estação chuvosa do semiárido da PB, RN,CE,PE e porção central do Piauí, deve começar na previsão do pesquisador entre os dias 05 e 15 de fevereiro com chuvas variando entre a média e valores abaixo da média no semiárido dos referidos estados, num período chuvoso irregular.

Os reservatórios que abastecem a cidade Patos, o Açude do Jatobá, a Barragem da Farinha, a Barragem de Capoeira e o Complexo Coremas/Mãe d’ Água devem ter uma recarga máxima de 15% esse ano.

O reservatório que abastece a cidade de Sousa, o Açude de São Gonçalo deve ter uma recarga máxima de 15% esse ano.

Os reservatórios que abastecem a cidade de Cajazeiras, o Açude de Engenheiro Ávidos e a Barragem da Lagoa do Arroz devem ter uma recarga máxima de 20% esse ano.

O pesquisador Rodrigo Cézar Limeira explica que em 2018, a ZCIT estará atuando ao norte de sua Climátologia, fato que vai favorecer a ocorrência de totais pluviômetricos abaixo da média na maioria dos municípios do semiárido da Paraíba, num ano de continuidade da crise hídrica na maioria dos grandes açudes do Semiárido do Estado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: