header top bar

section content

VÍDEO: Cajazeirense ganha diploma internacional de radioamador após fechar contato com cem países

Mais que um hobby e sim uma atividade científica, seu Reno Barros consegue se comunicar com pessoas do mundo inteiro por meio da estação que fica na sua casa

Por Jocivan Pinheiro

04/01/2019 às 16h26 • atualizado em 04/01/2019 às 16h30

Na cidade de Cajazeiras, a TV Diário do Sertão conheceu o senhor Reno Barros, um dos pioneiros no radioamadorismo do Alto Sertão da Paraíba.

Mais do que um hobby e sim uma atividade científica, seu Reno consegue se comunicar com pessoas do mundo inteiro por meio de uma estação que fica na sua residência.

“Meu dia a dia se resume em contatos com colegas do Brasil e muitos contatos com estações de fora, a exemplo de Espanha, Alemanha, França, Japão, Holanda, Venezuela… praticamente do mundo inteiro, dependendo do que a propagação nos favorece”, explica.

A Papa Roma 7 é a primeira estação de radioamador do Sertão da Paraíba a fechar contato com cem países. Por causa desse feito, seu Reno receberá o diploma DXCC da International Amateur Radio Union – IARU (em português: União Internacional de Radioamadores).

VEJA TAMBÉMRadialista mostra como funcionavam as rádios com vitrolas e os discos de vinil

Seu Reno e os equipamentos da sua rádio, que fica na sua residência

Seu Reno ressalta que o radioamadorismo também evoluiu com ajuda da informática e da internet: “Existe um equilíbrio entre radioamadorismo e computador. Todos os contatos que fazemos ficam registrados com auxílio do computador”, diz.

Radioamador é a pessoa devidamente habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação radioamadora nas frequências organizadas mundialmente pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).

No caso de seu Reno, o amor pelo radioamadorismo vem de família: “Essa paixão já vem de 50 anos e vem passando de pai para filho. É bastante salutar e a gente tem a oportunidade de conhecer o mundo todo através de contatos”.

DIÁRIO DO SERTÃO

AGLOMERAÇÃO

VEJA: Em visita de Bolsonaro ao Sertão da PB, mulher pede para ele baixar kg do arroz e vídeo viraliza

FUNDADOR DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Morte de Padre Rolim completa 121 anos, e fato ganha minucioso estudo histórico de sacerdote

"FOI UM MILAGRE"

VÍDEO: Avô conta detalhes do caso do bebê que sobreviveu a 7 paradas cardíacas em Cajazeiras e Barbalha

CRIATIVIDADE E PLANEJAMENTO

VÍDEO: Empresário e palestrante conta como fez sucesso inovando com carrinho de pipoca

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!