header top bar

section content

Com o tema ‘Democracia e Saúde’, Prefeitura de Bonito de Santa Fé realiza Conferência Municipal de Saúde

Evento aconteceu na sexta-feira (12) reunindo vários gestores e multiprofissionais

Por Jocivan Pinheiro

14/04/2019 às 12h46 • atualizado em 14/04/2019 às 12h48

Com o tema “Democracia e Saúde”, a Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (12) a “IV Conferência Municipal de Saúde”.

A abertura oficial do encontro contou com a presença do secretário de Saúde, Andson Barbosa, Presidente do Conselho de Saúde Municipal, José Adezilton Dantas Palitot, representantes da 9ª Gerência Regional de Saúde, Patrícia Holanda, Monaliza, Michaella e Cláudia, dos vereadores: Pedro Paulo Barbosa, Marcos Lacerda, Neném Dias e Bosco Santos, Secretária de Ação Social, Helineide Araruna, além de técnicos da área da saúde de Bonito de Santa Fé, e demais pessoas da comunidade.

Na oportunidade, o Secretário Andson Barbosa falou da importância da realização da conferência no Município, “Este evento é um momento importante onde mobilizamos e estabelecemos diálogos com a população acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, além de analisar as prioridades locais de saúde. Através das discussões nas conferências é que teremos uma saúde mais fortalecida e melhor para todos os cidadãos bonitenses”.

VEJA TAMBÉM: Secretaria de Saúde de Bonito de Santa Fé realiza ‘Semana de Saúde na Escola’ com centenas de crianças

Integrando as atividades da conferência, o Biomédico/Analista Clínico e Sanitarista, da cidade de Carrapateira, Francisco Auber Pergentino Vieira, ministrou uma palestra sobre o tema “Democracia e Saúde”. No ensejo, foi feito um breve resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, um marco para a democracia participativa e para o SUS. No decorrer da palestra, o Biomédico Auber Pergentino enfatizou que há um tripé entre Saúde, Educação e Ação Social: “Saúde é pensar de forma democrática, de forma indivisível. Não há saúde se não há educação, não há saúde se não houver direito social”.

Por conseguinte, houve a discussão dos eixos temáticos e levantamento de propostas. Os eixos temáticos discutidos foram: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada grupo apresentou e defendeu as propostas dos seus respectivos eixos. Após a aprovação das propostas, por seguimento, aconteceu a assembleia para a escolha dos delegados representantes na Conferência Estadual de Saúde.

O Secretário Andson Barbosa finalizou, agradecendo a cada um que se fez presente neste evento, “A IV Conferência Municipal de Saúde realizada no nosso Município foi um evento momentoso. Foram levantadas propostas importantes para a saúde, que com certeza irão contribuir para elevar a qualidade da saúde do nosso município. Tivemos uma ótima participação de vários segmentos da sociedade como usuários do SUS, profissionais de saúde, representantes das igrejas, sindicatos, comunidades de bairros e rurais. Em nome do Governo e da Secretaria de Saúde, agradeço ao Conselho Municipal de Saúde e todos que participaram e contribuíram nesse espaço democrático de construção para a evolução do SUS e fortalecimento das Políticas de Saúde”.

Fotos

Recomendado pelo Google: