header top bar

section content

VÍDEO: Com grande público, IV Conferência Municipal de Saúde de Bom Jesus discute propostas para o SUS

Representantes de vários segmentos que formam o Sistema Único de Saúde e autoridades do município marcaram presença no evento

Por Jocivan Pinheiro

15/04/2019 às 17h02 • atualizado em 15/04/2019 às 17h07

O Centro Cultural Edme Tavares sediou na última quinta-feira (11) a IV Conferência Municipal de Saúde do município de Bom Jesus, no Alto Sertão paraibano, com o tema “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento dos SUS”.

Além de ter sido bastante prestigiada pela sociedade, representantes de vários segmentos que formam o Sistema Único de Saúde e autoridades do município marcaram presença na IV Conferência Municipal de Saúde e destacaram a importância do evento.

“Nesse momento foram discutidas propostas para melhorias e implantação de serviços no território. O público que veio foi bastante satisfatório. Tivemos representação de usuários, profissionais da saúde e gestores que conseguiram trazer, dentro da proposta, as principais prioridades do município de Bom Jesus, assim como propostas de nível ministerial”, falou Layani Andrade, representante da 9ª Gerência Regional de Saúde.

VEJA TAMBÉM: Com o tema ‘Democracia e Saúde’, Prefeitura de Bonito de Santa Fé realiza IV Conferência Municipal de Saúde

A mesa foi composta por gestores, conselheiros e autoridades políticas (Foto: Jota R.)

A mesa foi composta por gestores, conselheiros e autoridades políticas, a exemplo do secretário de Administração Eliener Dantas, que representou o prefeito Roberto Bayma, que estava na Marcha dos Prefeitos em Brasília; o vice-prefeito João Melquíades; o presidente da Câmara Edney Pereira; o presidente do Conselho Municipal de Saúde Lázaro Saraiva; a secretária de Saúde Denise Bandeira, entre outros.

O secretário de Administração Eliener Dantas pontuou o compromisso da gestão municipal não apenas na saúde, mas em todos os setores. Ele relembrou a situação encontrada em 2013 e o consequente crescimento alcançado até hoje, chegando à histórica conquista do Selo Unicef.

“Foi uma oportunidade muito boa, primeiro porque os usuários têm a oportunidade de reivindicar os pleitos da população em geral, e também uma oportunidade em que o prefeito mostra o seu compromisso enquanto gestor para fazer com que a saúde consiga andar bem”, disse.

No evento foram escolhidos os delegados e os suplentes que vão representar o município de Bom Jesus na conferência estadual em julho (Foto: Jota R.)

Em seguida foram formados os eixos que tiveram como norte os seguintes temas: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento adequando e suficiente para o SUS. Ainda no evento foram escolhidos os delegados e os suplentes que vão representar o município de Bom Jesus na conferência estadual em julho.

“Eu me surpreendi porque o público foi mais do que a gente esperava. Significa dizer que nossa população, nossos trabalhadores estão realmente empenhados em promover melhoria para nossa saúde”, frisou a secretária de Saúde Denise Bandeira.

Fotos: Jota R.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: