header top bar

section content

VÍDEO: Com bolo gigante, militantes celebram aniversário do Açude Grande e cobram sua revitalização

Em 16 de abril de 1916 o reservatório foi inaugurado com muita festa

Por Jocivan Pinheiro

17/04/2019 às 15h49

O dia 16 de abril nunca passa despercebido no calendário histórico de Cajazeiras. A data marca o aniversário de inauguração do açude Senador Epitácio Pessoa, popularmente conhecido como Açude Grande. Foi em 16 de abril do ano de 1916 que o reservatório foi inaugurado com muita festa.

Construído inicialmente pela família do Padre Rolim, o açude foi reconstruído e ampliado pelo Governo Federal. Segundo os relatos históricos, a seca que assolou o Nordeste em 1915 forçou as autoridades governamentais a dar mais atenção à região.

Assim, foi determinada a reconstrução do açude depois de estudos e projetos da Inspetoria de Obras Contra as Secas. Iniciadas em 27 de dezembro de 1915 com auxílio dos trabalhadores inscritos nas frentes de emergência, as obras ficaram definitivamente concluídas em 15 de abril de 1916.

Em 06 de novembro de 1917, foi feita a entrega do açude ao Governo do Estado da Paraíba, que se prontificou a conservá-lo para serventia pública.

Celebração também teve exposição fotográfica

Ao longo dos anos, a cidade foi crescendo e não houve a preocupação de preservar a qualidade da água. Muitas construções foram feitas e os esgotos sendo jogados para dentro do açude, iniciando um processo de poluição que até hoje prejudica esse importante reservatório. Mas o Movimento em Defesa do Açude Grande sonha com sua revitalização.

“É um momento de comemorar, mas muito mais de refletir sobre a necessidade do empoderamento da sociedade de lutar pelo que é seu. Essas é uma das maiores riquezas. Essa é uma das maiores riquezas naturais, culturais, de turismo que Cajazeiras tem. Então o fórum vai continuar se organizando para que esse sonho seja realizado”, destacou o vereador Rivelino Martins (PSB), membro do Movimento em Defesa do Açude Grande.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: