header top bar

section content

IBGE promove reuniões de planejamento do Censo em Sousa, Cajazeiras e Uiraúna

O Censo foi lançado na Paraíba no dia 19 de agosto de 2019 em cerimônia no Palácio da Redenção, com presença do governador da Paraíba e várias autoridades do estado.

Por Diário do Sertão com ASCOM

06/09/2019 às 08h37 • atualizado em 06/09/2019 às 10h43

Os municípios de Sousa, Cajazeiras e Uiraúna, que serão sedes de subáreas do Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizou nos dias 03, 04 e 05 de setembro as primeiras Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPAC) na área da Agência Sousa, no Sertão do estado. Os municípios de Sousa, Cajazeiras e Uiraúna, que serão sedes de subáreas do Censo, receberam a presença do Coordenador Operacional na Paraíba, Francisco Eugênio, que veio trazer esclarecimentos à sociedade sertaneja sobre como será a atividade de recenseamento.

Serão realizadas REPACs ainda nos outros vinte e três municípios que compõem a área da Agência Sousa. Nas que já aconteceram, estiveram presentes representantes das mais diversas entidades da sociedade, tais como governos municipais, secretarias, EMPAER, imprensa, Polícia Militar, conselhos municipais, associações, sindicatos, entre outros. Os encontros estão sendo realizados nos plenários das Câmaras Municipais.

O objetivo das reuniões é dar transparência às ações empreendidas pelo Instituto nos municípios, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados. Estão sendo apresentados os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, entre outros.

Na visão do coordenador da Agência do IBGE em Sousa, Frank Vanuthy, o diálogo estabelecido está sendo primordial para dar publicidade às atividades preparatórias: “é muito importante que neste momento toda a sociedade sertaneja tenha conhecimento de que o IBGE já está a todo vapor trabalhando para realizar esse Censo, e de como está sendo esse trabalho, pois ele é fundamental para todo planejamento de políticas públicas”.

O Censo foi lançado na Paraíba no dia 19 de agosto de 2019 em cerimônia no Palácio da Redenção, com presença do governador da Paraíba e várias autoridades do estado.

Recomendado para você pelo google

VIOLÊNCIA SEM PARAR

VÍDEO: Jovem é morto com vários tiros e mulher fica ferida após ser vítima de bala perdida em Cajazeiras

TRAGÉDIA

VÍDEO: Comandante da PM lamenta morte de vereador e diz que assassinos são conhecidos no crime

VÍDEO

Padre convoca população para manifesto pelo Parque de Exposições na visita do governador a Cajazeiras

VÍDEO

Jornalista ‘aposta’ em união de João Azevêdo e Cartaxo para derrotar Ricardo Coutinho em JP