header top bar

section content

VÍDEO: Festa e dança marcam visita da secretária de Bolsonaro na comunidade cigana em Sousa

Apesar de todos os problemas encontrados ela foi recebida com muita festa e a dança tradicional cigana.

Por Campelo Sousa

25/10/2019 às 15h55

A Secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, esteve na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, onde se reuniu com representantes do Governo do estado e da Prefeitura Municipal, e aproveitou para visitar as comunidades ciganas.

VEJA TAMBÉM!

+ VÍDEO – Líder lamenta ‘desprezo’ dos governos e ‘extinção’ da cultura dos ciganos na cidade de Sousa

Jornalista e cineasta, Sandra Terena é de origem indígena e atualmente trabalha diretamente com a Ministra Damares Alves do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Ela é a primeira indígena a ocupar Secretaria no Governo Federal.

Durante sua estadia em Sousa, ela constatou as precariedades em que o Centro de Tradições Ciganas se encontra e lamentou: “É uma área que está há 10 anos parada, que poderia ser usada para capacitação, trabalhar para que os ciganos pudessem ter cursos para a comunidade”, disse ela.

Terena visitou a comunidade cigana em Sousa (foto: Lucas Silva)

Apesar de todos os problemas encontrados ela foi recebida com muita festa e a dança tradicional cigana.

A Secretária ainda afirmou que irá encaminhar pessoalmente as demandas existentes e discutidas durante o seu encontro na Paraíba para o Ministério, afim de que o presidente Jair Bolsonaro possa viabilizar soluções públicas para melhorar a qualidade de vida do povo cigano.

Terena visitou a comunidade cigana em Sousa (foto: Lucas Silva)

CIGANOS

Ciganos é um exônimo para roma e designa um conjunto de populações nômades que têm, em comum, a origem indiana e uma língua originária do noroeste do subcontinente indiano. Também são conhecidos pelos termos boêmios, gitanos, calons, judeus, quicos, calés e calós.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: