header top bar

section content

VÍDEO: Observador da Natureza diz que formigas estão criando asas e indicam bom inverno em 2020

“Chuva demais”, disse o observador relembrando o ano de 2020 entrou no período lunar cheio, o que dá indícios de boas chuvas.

Por Diário do Sertão

05/01/2020 às 18h06 • atualizado em 05/01/2020 às 15h21

O observador da Natureza e radialista sertanejo, Francisco Diassis (Chico do Rádio), em entrevista à TV Diário do Sertão disse que este ano será de bom inverno, pois é um ano bissexto.

VEJA TAMBÉM: Levantamento do Diário mostra os volumes dos açudes que abastecem os municípios da região de Cajazeiras

“Chuva demais”, disse o observador relembrando o ano de 2020 entrou no período lunar cheio, o que dá indícios de boas chuvas.

De acordo com Chico do Rádio, os agricultores deveriam ter plantado desde o mês de dezembro.

Ele explicou que as formigas quando começam a criar asas indicam um bom inverno, e este ano já estão sendo vistas milhares delas.

FORMIGAS
Eva Monteiro, do projecto Estações da Biodiversidade explicou que formigas-de-asa são insetos que pertencem à Ordem Hymenoptera que agrupa os insetos conhecidos por abelhas, vespas e formigas. De facto podem tratar-se de uma qualquer espécie de formiga, pois todas as rainhas e machos têm asas.

Observador da Natureza diz que formigas estão criando asas e indicam bom inverno

Este fenómeno do aparecimento de formigas-de-asa em grande número é muito evidente após chuvadas que sucedem a dias quentes no princípio do Verão ou do Outono. Nem todos vão conseguir acasalar e estabelecer novas colónias, mas serão seguramente uma importante fonte de alimento para aves e outros vertebrados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: