header top bar

section content

Meteorologista prevê o retorno das chuvas a Patos e recarga superior a 70 milhões de m³em açude

O Estudioso prevê ainda uma estação chuvosa normal em 2020 na maioria das localidades do Semiárido da Paraíba neste ano

Por Campelo Sousa

30/01/2020 às 09h22

Chuvas devem ocorrer dentro da normalidade no Sertão

No final de janeiro de uma onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera do Nordeste, associada ao sinal positivo para chuvas da Oscilação Meddem/Julian, juntamente com o Oceano Atlântico Sul bem quente na altura da costa leste do Nordeste, irá contribuir para o início da estação chuvosa do Semiárido do setor norte da referida região, do qual faz parte o Cariri, Sertão e Alto Sertão da Paraíba, prevê o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Dessa forma, chuvas isoladas deverão ocorrer no Semiárido da Paraíba nos próximos dias, com o aumento gradativo da probabilidade de chuvas na região com o passar dos dias. A cidade de Patos, no Sertão do estado, poderá registar pelo menos uma chuva significativa entre os dias 30 de janeiro e 05 de fevereiro.

Ainda de acordo com físico Rodrigo Cézar Limeira, há quase 02 meses atrás ele previu que o Semiárido do setor norte do Nordeste, teria o início de sua estação chuvosa começando entre os dias 05 e 15 de fevereiro, fato que deverá se confirmar.

O Estudioso prevê ainda uma estação chuvosa normal em 2020 na maioria das localidades do Semiárido da Paraíba, sendo que em alguns locais do Cariri, Sertão e Alto Sertão do Estado as chuvas poderão ficar acima da média devido a fenômenos como convecção localizada.

A previsão do estudioso é de um ano com formação de muita pastagem, bom para lavouras de feijão, algodão e até de milho em algumas localidades, com enchimento de muitos barreiros inclusive na região de Patos.

Para o Complexo Coremas/Mãe d’ Água a previsão do físico é de recarga superior a 70 milhões de metros cúbicos de água em 2020. Os dois reservatórios juntos armazenam aproximadamente 1 bilhão 365 milhões de metros cúbicos de água, os dois mananciais são os maiores da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: