header top bar

section content

VÍDEO: Diretor do Detran de Cajazeiras esclarece dúvidas sobre a nova placa Mercosul de automóveis

Começa a valer para os condutores paraibanos, na próxima segunda-feira (03), o novo padrão para as placas de veículos, conforme regulamentação do Denatran

Por Jocivan Pinheiro

30/01/2020 às 16h29

Começa a valer para os condutores paraibanos, na próxima segunda-feira (03), o novo padrão para as placas de veículos no modelo do Mercado Comum do Sul (Mercosul), conforme regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo Gonzaga Delfino, diretor da 6ª Ciretran de Cajazeiras, a nova placa é obrigatória no primeiro emplacamento de veículos novos, em situações de transferência do veículo para outro município ou estado, alteração de categoria ou se a placa precisar ser substituída em razão de danos, extravio ou furto.

O Denatran alega que essas medidas aumentarão o combate a roubo de veículos e clonagem de placas no âmbito continental.

“Muda o padrão da placa, não tem mais aquela questão de nome da cidade, é o nome ‘Brasil’; muda uma letra intermediária entres os números; muda o brasão, que vai ser a bandeira nacional; e o QR Code, que é onde os policiais de trânsito vão ter como fazer a leitura de todo o histórico daquele veículo”, explica Gonzaga Delfino.

VEJA TAMBÉM

Diário Oficial do Estado divulga regras do Detran para emplacamento de veículos novos

Para o Denatran, mudança aumentará o combate a roubo de veículos e clonagem de placas

Quem não se enquadra em nenhuma das categorias de obrigatoriedade para fazer a alteração pode permanecer com o modelo cinza até o fim da vida útil do veículo. Na Paraíba, as novas placas são produzidas por uma empresa e não pelo Detran.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: