header top bar

section content

VÍDEO: Chuvas fazem plantações de arroz vermelho vingarem no Vale do Piancó e agricultores comemoram

Agricultor mostra que seu arroz vermelho tipo baé foi plantado no dia 10 de janeiro deste ano e já está com cerca de um metro de altura

Por Jocivan Pinheiro

13/03/2020 às 16h55 • atualizado em 13/03/2020 às 16h57

As chuvas que estão banhando o Sertão paraibano neste início de ano trazem vários motivos para o sertanejo comemorar. Além de amenizarem a seca e a crise hídrica abastecendo pequenos e médios açudes, elas colaboram com a retomada de atividades agrícolas que sustentam algumas regiões.

Na região do Vale do Piancó, quem plantou arroz vermelho está satisfeito com o resultado. É o caso do agricultor Silverton Soares, conhecido como Neném de Adailton, que tem uma plantação de um hectare desse arroz na sua propriedade rural em Itaporanga.

Neném mostra o quanto a plantação vingou por causa das chuvas. O arroz vermelho foi plantado no dia 10 de janeiro deste ano e já está com um metro de altura. Ele será colhido em maio.

“Pode ter certeza que Itaporanga e o Vale do Piancó têm futuro, tanto na parte da agricultura tradicional, como é do arroz vermelho, como na fruticultura”, ressalta o agricultor.

VEJA TAMBÉM

Chuvas e muito vento devem voltar a cair nas regiões de Sousa e Cajazeiras, e instituto emite alerta

O arroz vermelho é o tipo de arroz mais antigo cultivado no mundo, desde antes do arroz branco. Ele é chamado de vermelho devido à coloração do seu pericarpo (a camada superficial do grão situada logo abaixo da casca), que pode variar desde o vermelho claro até o vermelho escuro.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: