header top bar

section content

VÍDEO: Para levar vacinação à zona rural no Vale do Piancó, enfermeira usa até cavalo: “É uma missão”

Nathana Inácio chamou a atenção nas redes sociais quando viralizaram imagens da sua luta para levar vacinação aos moradores da zona rural do seu município

Por Jocivan Pinheiro

06/04/2020 às 17h53 • atualizado em 06/04/2020 às 17h57

A enfermeira e coordenadora municipal de imunização Nathana Inácio chamou a atenção nas redes sociais quando viralizaram imagens da sua luta para levar vacinação a moradores da zona rural do município de Santana de Mangueira, no Sertão paraibano, que tem cerca de 5.300 habitantes.

O acesso aos sítios e outras comunidades rurais fica ainda mais complicado quando chove na região. Mas a missão de Nathana e sua equipe tem que ser cumprida, seja a pé, de moto, carro ou até de cavalo.

Muitas vezes nem os carros conseguem subir ladeiras com terreno irregular e cheio de lama. Então vale improvisar. Afinal, a prioridade é levar vacinação de rotina e campanha à zona rural.

“Para mim, ser enfermeira não é apenas profissão, eu tenho como uma missão, porque ao me formar eu jurei dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade e quero fazer isso até o último dia da minha vida”, disse a enfermeira no programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão.

VEJA TAMBÉM

Empresa do Vale do Piancó cria protetor facial para profissionais que combatem o coronavírus

Nathana Inácio já montou cavalo para levar vacinação à zona rural de Santana de Mangueira

Nathana e sua equipe percorrem longas distâncias da zona urbana à zona rural e chegam a comunidades que fazem divisa com o estado do Pernambuco.

“Dificuldade a gente sempre vai encontrar, principalmente na nossa profissão. Mas desde o início da minha atuação aqui no município, minha maior prioridade foi levar a vacinação, tanto as de rotina como as de campanha, às pessoas de zona rural, tendo em vista a grandiosidade territorial do município. Apesar de ter uma população pequena, o município em si é muito grande”.

Em meio à crise no novo coronavírus, os profissionais da atenção primária de saúde também estão expostos ao risco de contágio. Mas, segundo Nathana Inácio, em Santana de Mangueira haviam apenas três casos suspeitos. Destes, dois foram descartados e um aguarda resultado de exame.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: