header top bar

section content

Diretor do Hospital Regional de Cajazeiras relata detalhes da morte de vendedor com suspeita de Covid-19

Manoel Telamon disse que o paciente foi encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no sábado (18), após ter complicações respiratórias

Por José Dias Neto

21/04/2020 às 10h10 • atualizado em 21/04/2020 às 12h40

Francisco Duarte morreu aos 61 anos na Ala Covid-19 do Hospital Regional de Cajazeiras

O vendedor Francisco Soares Duarte, de 61 anos, faleceu no início da madrugada desta terça-feira (21), na Ala Covid-19 do Hospital Regional de Cajazeiras, com suspeita do novo coronavírus.

Ao Diário do Sertão, o diretor do hospital, Manoel Telamon disse que o paciente foi encaminhado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no sábado (18), após ter complicações respiratórias.

“Ele foi encaminhado da UPA com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com sinais e sintomas de síndrome gripal , e conduzimos [hospital] como síndrome gripal. Ele chegou com quadro grave no hospital, saturando baixo e foi conduzido para o suporte respiratório, ainda não tinha sido intubado, mas estava bastante desconfortável, foi feito manobra, as doses de medicação foram aumentadas, mas ainda assim, ele se sentia bastante desconfortável. Mesmo consciente, se sentia bastante desconfortável”, disse.

Francisco foi intubado às 17h desta segunda-feira (20) quando o quadro se agravou.

“Intubamos porque não havia como protelar mais. Em todo tempo ele esteve internado no setor de isolamento.
Manoel Telamon também disse que desconhece a informação de que o paciente teria realizado o teste rápido para a Covid-19.

“O problema do teste rápido é que a orientação é que deve ser feito do sétimo ao décimo dia de sintoma. Se fizer antes disso, ele dá falso negativo. Antes do sétimo dia é swab [coleta de material], como a gente coletou e mandou para João Pessoa na madrugada. Não adianta fazer o teste porque o teste pode dar negativo, quando o paciente estiver doente. Neste primeiro momento os testes rápidos, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde é para os profissionais da saúde”, ponderou.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Secretária de Saúde confirma primeiro caso de Covid-19 em Cajazeiras; paciente está em isolamento

DEO: Funcionária do Hospital de Cajazeiras que testou positivo para coronavírus já estaria curada

O paciente realizou vários exames de raio-x no Hospital Regional de Cajazeiras.

“Recebemos a informação de que ele já tinha um histórico pulmonar comprometido. É tanto que no primeiro raio-x do serviço, já identificou a pneumonia, não houve evolução, mais ele já deu entrada com diagnóstico de pneumonia. Ele realizou um raio-x na UPA, no mesmo dia que deu entrada fez um no Regional, dois exames no domingo, e dois na segunda, antes dele ser intubado, porque estávamos acompanhando a evolução do seu quadro de saúde. O primeiro raio-x confirmou pneumonia, mas como evoluiu muito rápido é um caso suspeito. A evolução de todos os raios-x foi muito rápida”, disse.

O diretor do hospital também confirmou ao Diário do Sertão, que o resultado do exame do paciente deverá ser divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) na manhã desta quarta-feira (22).

“Já entrei em contato com o Lacen-PB e pedi urgência no resultado desse exame. Se tudo ocorrer dentro da normalidade, na manhã desta quarta-feira (22), teremos o resultado” finalizou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: