header top bar

section content

VÍDEO: médico ensina manobras de desengasgo após morte de bebê de quatro meses em Sousa

Segundo o médico, essa manobra é importantíssima e salva vidas mas deve ser feita imediatamente após perceber que o bebê parou de respirar

Por Campelo Sousa

12/05/2020 às 09h19 • atualizado em 12/05/2020 às 09h24

Um bebê de quatro meses morreu na noite desta segunda-feira (12) no Hospital Infantil na cidade de Patos, Sertão da Paraíba. A criança que mora no Alto Capanema em Sousa, se engasgou no momento em que estava se alimentando na manhã deste domingo (10).

Segundo familiares, a mãe estava alimentando o bebê quando percebeu que ele se engasgou, desesperada ela viu que o filho não estava mais respirando e o colocou em um carro e levou até a base do SAMU Regional de Sousa.

Chegando no SAMU, a mãe entrou correndo na base com o filho desacordado nos braços. O médico regulador, Daniel Martins, rapidamente pegou a criança e logo deu início as manobras de desengasgo:

“Ela chegou sem respirar, em parada cardiorrespiratória, roxa e com sinais de hipóxia que é a falta de oxigênio dentro da caixa craniana, do organismo da criança”, disse o médico.

Médico ensinou como às mães devem fazer em caso de engasgo de bebês

Por conta do tempo que o bebê ficou engasgado ele broncoaspirou, ou seja, o alimento foi para o pulmão. A criança chegou a ser internada no setor infantil do Hospital Regional de Sousa, e em seguida foi transferida para o Hospital Infantil em Patos, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e veio a falecer.

Como fazer a manobra?
Em entrevista ao Diário do Sertão, o médico Daniel Martins, falou como realizar a manobra de desengasgo de um bebe e além disso como devem ser feitas as compressões torácicas caso a criança esteja desacordada.

Manobra realizada para desengasgo

Manobra salva vidas
Segundo o médico, essa manobra é importantíssima e salva vidas, mas é importante que seja feita imediatamente após perceber que o bebê está desacordado. Enquanto uma pessoa realiza as manobras, outra liga para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Essa manobra deve ser feita até a criança desengasgar e ter a sua respiração normalmente, mas pode ser que ela não volte, por isso a importância de ligar para o SAMU para que a equipe chegue ao local o mais rápido possível”, finalizou Daniel.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: