header top bar

section content

VÍDEO: Professora diz que IDEB de Cajazeiras pode melhorar se município acabar com ‘troca de favores’

Primeiros passos, segundo ela, é melhorar os salários, investir na formação dos professores e transformar a educação em política pública, não em "espaço de barganha eleitoral"

Por Jocivan Pinheiro

22/07/2020 às 18h40 • atualizado em 22/07/2020 às 18h42

A professora de Sociologia Mariana Moreira, que é membro do Conselho Municipal de Educação de Cajazeiras, disse que é possível melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município nos próximos anos. Os primeiros passos, segundo ela, é melhorar os salários dos profissionais, investir na formação dos professores e transformar a educação em política pública, não em “espaço de barganha eleitoral, de troca de favores”.

Embora Cajazeiras tenha atingido e até ultrapassado as metas do IDEB em 2017 (ano da última atualização), as gestões de educação são criticadas porque o município está apenas na 8ª colocação entre os quinze municípios do alto sertão paraibano, ficando atrás de cidades bem menores e com recursos financeiros mais aquém para investir nessa área.

“Isso não é definitivo, isso é histórico, e a história é dinâmica, ela muda. Esse índice não é natural, ele foi construído. E como ele foi construído, ele pode ser reconstruído, reconfigurado”, disse.

VEJA TAMBÉM

Professora lamenta IDEB de Cajazeiras e afirma que a educação é tratada como ‘barganha política’

A professora avalia também que a situação da educação de Cajazeiras é reflexo da política nacional do setor: “Ao pensar a educação como um direito da população e como política pública séria, você consegue inverter esses índices e alterar essa escala, levando a um outro patamar de positividade”, acrescentou a professora.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: