header top bar

section content

VÍDEO: Vegetação que cresce no inverno pode representar risco de incêndio na estiagem, alerta bombeiro

Segundo o comandante da 5ª Cia. do Corpo de Bombeiros, a maioria dos incêndios é provocada pela ação do homem, geralmente quando se tenta limpar terrenos utilizando fogo

Por Jocivan Pinheiro

29/07/2020 às 17h51 • atualizado em 29/07/2020 às 17h56

O período chuvoso transforma a paisagem do sertão paraibano, que de árida passa a ficar verde devido à abundância de vegetação. Porém, segundo o comandante da 5ª Cia. do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Edênio Mendes, essa mesma vegetação pode representar risco de incêndios durante a estiagem (período de seca).

No programa Balanço Diário, comandante Edênio explica que, de julho a dezembro (em tese, período de estiagem no Nordeste brasileiro), a vegetação que havia crescido durante o período chuvoso é um fácil combustor. No entanto, segundo ele, a maioria dos incêndios é provocada pela ação do homem, geralmente quando se tenta limpar terrenos utilizando fogo, o que é proibido.

VEJA TAMBÉM

Corpo de Bombeiros é acionado e controla incêndio em vegetação de fazenda em Sousa

Tenente-coronel Edênio Mendes disse também que a proibição de fogueiras e fogos de artifício no período junino deste ano devido à pandemia do novo coronavírus contribuiu para a redução do número de ocorrências de incêndio.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: