header top bar

section content

Após fortes chuvas, açude no Vale do Piancó corre risco de se romper

A todo, foram quase 200 milímetros de chuva da madrugada do sábado para o domingo. Segundo moradores da região, em um eventual rompimento, a água poderia alagar além de áreas rurais, a própria zona urbana da cidade de Itaporanga.

Por Luiz Adriano

15/03/2021 às 12h24 • atualizado em 15/03/2021 às 12h28

Açude 'Dois Irmãos', em São José de Caiana, no Vale do Piancó. (Foto: Reprodução/ Diamante Online).

Após fortes chuvas da madrugada do sábado (13) para o domingo (14) no município de São José de Caiana, na região do Vale do Piancó, um açude que tem por nome ‘Dois Irmãos’, localizado no sítio Deserto, apresentou indícios de um possível rompimento. Segundo o prefeito da cidade, Manoel Moleque, disse que o manancial teve parte de sua parede comprometida devido ao grande volume pluviométrico do fim de semana. De acordo com o gestor, o problema existe desde a construção da parede do açude e com o período chuvoso se agravou mais ainda. “O açude encheu em questão de horas”, disse Manoel.

Ao todo, foram quase 200 milímetros de chuva da madrugada do sábado para o domingo. Segundo moradores da região, em um eventual rompimento, a água poderia alagar além de áreas rurais, a própria zona urbana da cidade de Itaporanga.

VEJA TAMBÉM

Chuva acompanhada de fortes ventos derrubam árvores e causam transtornos em Catolé do Rocha

Neste domingo (14), o prefeito Manoel Moleque, com a ajuda de moradores da localidade, abriu um novo sangradouro no açude para dar vazão ao volume de água. “Utilizamos duas máquinas retroescavadeiras, e contamos com a ajuda de dezenas de voluntários para que pudéssemos minimizar os riscos de rompimento deste açude”, explicou o gestor.

No ano de 2017, segundo o prefeito, o referido manancial já havia passado por problemas semelhantes. Ele disse que a última reforma deixou o sangradouro alto, a ponto da parede de contenção chegar a ser banhada pela água antes mesmo de começar a sangrar.

O Açude Dois Irmãos é considerado um dos maiores reservatórios hídricos do município de São José de Caiana.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: