header top bar

section content

VÍDEO: Secretário Executivo de Saúde da PB fala sobre reabertura de leitos Covid e desafogamento do HRC

Daniel Beltrammi disse que há a programação para que o HUJB atenda pacientes sem Covid-19 para auxiliar o Hospital Regional de Cajazeiras.

Por Amanda Dantas

21/05/2021 às 20h14 • atualizado em 21/05/2021 às 21h53

O Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde do Estado visitou o Sertão paraibano nesta sexta-feira (21). Daniel Beltrammi cumpriu agenda de Gestão do plano de contingência. 

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), que é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para auxiliar o Hospital Regional de Cajazeiras, desativou leitos de UTI para tratamento a Covid-19 em 2020.  

De acordo com a unidade hospitalar, para reabrir os leitos faz-se necessário uma parceria entre o Estado e o Município, e que os repasses de verbas não haveriam realizados para o funcionamento dos leitos.  

Ao ser questionado pela equipe da TV Diário do Sertão, o Secretário explicou que esse repasse não depende da secretaria estadual, e sim do Ministério da Saúde. “Não é de responsabilidade estadual habilitar o leito. Esse papel é do Governo Federal, do Ministério”, explica.  

VEJA TAMBÉM

Hospitais regionais do Sertão estão com leitos de UTIs de Covid-19 totalmente ocupados; dados assustam

Na mesma fala, Daniel descreveu o papel da secretaria nesta situação. “A secretaria vai até o leito, constata que está funcionando, e junto com o município, faz o pedido de habilitação ao Ministério da Saúde.”, diz.  

Coletiva na sede na 9ª Gerência de Saúde em Cajazeiras (Foto: TV Diário do Sertão)

Sobre a possibilidade de reabertura dos leitos, o gestor disse que houve reunião da secretaria com o Hospital, e que há a programação para que o HUJB atenda pacientes sem o vírus para auxiliar o Hospital Regional de Cajazeiras, que é atualmente o hospital de referência para o tratamento da doença.  

“Hoje a nossa parceria vai na seguinte direção: o HUBJ segue cuidando das crianças diagnosticadas com Síndrome Gripal e Covid, e estamos programando uma forma do hospital tratar dos adultos que não tem a presença do vírus. Isso nos ajuda a desafogar o Hospital Regional, e permite que a unidade de referência intensifique a sua capacidade nos cuidados da Covid.”, termina.  

DIÁRIO DO SERTÃO 

Recomendado pelo Google: