header top bar

section content

VÍDEO: Reitor da UFCG anuncia que HUJB será ampliado e se tornará Hospital Universitário do Sertão

Está prevista para agosto a vinda do presidente da Ebserh para anunciar oficialmente em Cajazeiras a obra de ampliação do Hospital Universitário Júlio Bandeira

Por Jocivan Pinheiro

02/07/2021 às 15h38 • atualizado em 02/07/2021 às 17h09

Está prevista para agosto a vinda do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira, para anunciar oficialmente em Cajazeiras a obra de ampliação do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) e uma série de melhorias e benefícios que poderão transformar a unidade em Hospital Universitário do Sertão.

A informação foi confirmada ao Diário do Sertão pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Antônio Fernandes. Ele explicou que, juntamente com a bancada paraibana em Brasília, conseguiu convencer a Ebserh da necessidade urgente de ampliar o HUJB para dar maior e melhor assistência para o Sertão e otimizar o apoio acadêmico para a formação de novos profissionais de saúde.

O orçamento para ampliar o HUJB está estimado em R$ 100 milhões com incremento de emendas parlamentares. Com essa verba, a ideia é ampliar de 32 para 100 leitos, dobrar o número de vagas para medicina e ampliar os cursos de saúde, além de outras melhorias.

VEJA TAMBÉM

Empresário de Cajazeiras defende reitor da UFCG após fim da luta por novo hospital universitário

Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) em Cajazeiras

Com relação à estrutura predial, Antônio Fernandes revelou que haverá ampliação vertical, mas ele também tem conversado com proprietários de terrenos nos arredores do hospital para tentar ampliar a planta horizontalmente.

O reitor explicou ao Diário do Sertão que sua estratégia para obter essas conquistas foi utilizar um relatório da própria Ebserh – que concluiu não ser viável construir um novo hispital – para convencer a empresa de que esse relatório indica a necessidade de ampliar o HUJB e que essa obra é financeiramente mais viável.

“O próprio relatório da auditoria do governo serviu para ser usado como argumento pra gente conseguir ampliar o hospital, conseguir a ampliação do número de vagas de medicina e os outros cursos de saúde. Foi uma questão estratégica muito boa, eu fui iluminado nessa hora. Graças a Deus deu tudo certo, a bancada entendeu e a Ebserh entendeu que o Sertão não pode ficar de fora, então a gente conseguiu esse pacote de benefícios”, destacou o reitor.

Reunião na sede da Ebserh em Brasília (Foto: Divulgação)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: