header top bar

section content

VÍDEO: Documentário, programa de rádio e sessão especial celebram centenário do Monsenhor Luiz Gualberto

O documentário está em sua fase de conclusão, e será exibido pela TV Diário do Sertão e por uma rede de rádios da Cidade de Cajazeiras, no dia 14 de outubro, data de seu centenário de nascimento

Por Caliel Conradho

04/10/2021 às 16h30 • atualizado em 04/10/2021 às 16h42

A TV Diário do Sertão e o padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque preparam um documentário em homenagem ao centenário do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade, que será exibido no dia 14 de outubro, às 20h.

Para o religioso, Monsenhor Gualberto foi um dos maiores homens que habitaram a cidade de Cajazeiras, ficando atrás apenas do Padre Inácio de Souza Rolim, um dos filhos mais ilustres de Cajazeiras.

“Um educador sem comparação, não há ninguém que se compare ao Monsenhor Gualberto, com exceção do Padre Rolim”, pontou o padre Francivaldo.

Segundo Francivaldo, o documentário vem sendo trabalhado há mais de três meses, envolvendo uma ampla pesquisa, conversas com pessoas que conviveram com o Monsenhor Gualberto, unindo os familiares distantes, reunindo fotos, documentos e informações valiosíssimas.

Já o programa de rádio será gerado pela Rádio Alto Piranhas AM, em uma rede de rádios de Cajazeiras das 13h às 15h. A Câmara de Vereadores de Cajazeiras, a Assembleia Legislativa da Paraíba e a Academia Cajazeirense de Artes e Letras realizarão também no dia 14, às 17h, no auditório da FAFIC uma sessão solene em conjunto para celebrar o centenário do religioso que marcou a educação da Paraíba.

VISIONÁRIO DA EDUCAÇÃO

Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade. Foto: Arquivo pessoal

O Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade foi um visionário da educação nos anos 60, 70 e 80 em Cajazeiras e região. Esteve à frente de três estabelecimentos de ensino ao mesmo tempo, o colégio Diocesano Padre Rolim, o colégio Nossa Senhora de Lourdes e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIC). Destacam-se ainda no seu currículo a direção do Liceu Paraibano, do Colégio Estadual de Pombal, da 9ª Gerência Regional de Educação, a reitoria do Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras. Como vigário ele atuou nas cidades de Itaporanga, Patos, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Pombal, Santa Helena, Cajazeiras,

Como diretor do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, fundou o curso técnico profissionalizante de laboratório; e como diretor da FAFIC, implantou o curso de Enfermagem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: