header top bar

section content

VÍDEO: Marcondes Gadelha se emociona ao relembrar luta pela Transposição e afirma: ‘é o sonho realizado’

Marcondes Gadelha defende o projeto e acompanha o trâmite há quase 40 anos, e ao ver as águas correndo com destino ao açude de Engenheiro Ávidos enalteceu a importância da obra para a região

Por José Dias Neto

29/10/2021 às 19h46

O discurso emocionado do sousense, ex-deputado federal e ex-senador da República, Marcondes Gadelha (PSC), durante visita ao canal do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, no município de São José de Piranhas, nesta sexta-feira (29) para celebrar a chegada das águas ao trecho final da obra no Alto Sertão paraibano, foi um dos momentos mais impactantes do ato político.

Gadelha defende o projeto e acompanha o trâmite há quase 40 anos e ao ver as águas correndo com destino ao açude de Engenheiro Ávidos, Boqueirão de Piranhas enalteceu a importância da obra para a região.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Jeová, prefeitos e populares tomam banho nas águas do São Francisco em visita de celebração

‘’Não posso esconder minha emoção em ver essa águas correndo para desembocarem depois na barragem Engenheiro Ávidos encerrando um rude e sofrido diálogo da espera com esperança. Não posso me avorar de ser patrono ou protagonista dessa obra, esta é uma realização a muitas mãos. Só chefes de Estados foram seis envolvidos neste projeto, depois na escala intermediária, centenas de técnicos, publicistas, acadêmicos e parlamentares espalhados pelo país, até chegarmos à prata de casa. Eu lembro o padre Djacy Brasileiro fincando uma cruz de latas em plena Praça dos Três Poderes, simbolizando milhões de ‘cristos’ chamados Zé, João e Antônio que carregaram latas como cruzes de um calvário cotidiano’’, disse.

Marcondes Gadelha. Foto: Diário do Sertão

A VISITA

A comitiva formada por parlamentares, prefeitos, representantes de sindicatos, igrejas, associações civis e pessoas da comunidade esteve na Barragem de Morros para celebrar a chegada das águas ‘Velho Chico’, um sonho há décadas pela população.

As obras de transposição do Rio São Francisco, que têm como principal objetivo melhorar a situação hídrica do Nordeste, começaram no governo Lula e deram prosseguimento nos governos Dilma, até a conclusão no governo Bolsonaro.

Estiveram presentes na visita os deputados federais Frei Anastácio e Wilson Santiago; Padre Djacy Brasileiro; o ex-deputado federal Marcondes Gadelha; o ex-deputado estadual Renato Gadelha; o vice-presidente da OAB da Paraíba, João de Deus Quirino Filho, o deputado estadual do Rio Grande do Norte, Chico do PT; o prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino, o ex-prefeito Airton Pires, entre outras lideranças.

Transposição do Rio São Francisco. Foto: Marconi Cruz

MARCONDES GADELHA: O SOUSENSE

Marcondes Iran Benevides Gadelha nasceu em Sousa (PB) no dia 23 de junho de 1943, filho do industrial José de Paiva Gadelha e de Míriam Benevides Gadelha.

Casou-se com Magna Lúcia de Melo Gadelha, com quem teve dois filhos. Seu filho Leonardo Gadelha elegeu-se deputado estadual em outubro de 2006 e, a partir de outubro de 2009, deixou a Assembléia Legislativa para ocupar a Secretaria da Infraestrutura, do governo de José Maranhão. Seu irmão Salomão Gadelha foi prefeito de Sousa (2005-2009).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: