header top bar

section content

VÍDEO: Devota cajazeirense revela histórias marcantes de Frei Damião durante visitas a Cajazeiras

No Sertão paraibano são muitos os relatos de fiéis que conheceram e conviveram com o frade capuchinho que se dedicou à missão de evangelzar no Brasil

Por Jocivan Pinheiro

05/11/2021 às 16h52 • atualizado em 05/11/2021 às 17h00

Uma das figuras religiosas mais emblemáticas do Nordeste, Frei Damião de Bozzano, que completaria 123 anos nesta sexta-feira (05), voltou ao foco com o lançamento de um filme que resgata sua tragetória de vida e de missão católica.

“Frei Damião – O Santo do Nordeste”, do cineasta pernambucano Gerardo Lopes, estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (04), um dia antes do aniversário do frei.

No Sertão paraibano são muitos os relatos de fiéis que conheceram e conviveram com o frade capuchinho que se dedicou à missão de evangelzar no Brasil até o último momento de vida, já com sua saúde debilitada.

É o caso de dona Albina Mareco, uma cajazeirense que se tornou devota do frei quando só tinha 10 anos de idade e ainda hoje guarda com clareza as lembranças das missões em Cajazeiras.

VEJA TAMBÉM

Produtor do filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste” revela detalhes inéditos do longa

Ela conta que Frei Damião realizava procissões e homilias com frequência em Cajazeiras e cidades vizinhas, e que muitas vezes ele era trazido pelo Padre Francivaldo Albuquerque, então titular da Paróquia São João Bosco.

Albina Mareco relata ainda que durante as visitas de Frei Damião, multidões o acompanhavam em caminhadas e o visitavam à procura de bênçãos e de confissões.

Pio Giannotti, formado na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, nasceu em Bozzano, na Itália, no dia 5 de novembro de 1898, mas foi radicado no Brasil, onde se tornou Frei Damião de Bozzano. Falecido em Recife no dia 31 de maio de 1997, ele está em processo de beatificação.

DIÁRIO DO SERTÃO

HISTÓRIAS DO CANGAÇO

VÍDEO: Professor faz comentário sobre Corisco e fala da sua importância no bando de Lampião

SE EMOCIONOU

VÍDEO: Lula chora ao falar que morou em quartinho com 13 pessoas: “Vou voltar para mudar”

CONHEÇA

VÍDEO: Ótica A Graciosa em Cajazeiras destaca promoção para clientes renovarem exame de vista

OPINIÃO

VÍDEO: Pesquisador diz que salário mínimo deveria ser R$ 3 mil e que famílias não têm consumo consciente

Recomendado pelo Google: