header top bar

section content

Vereadores homenageiam padre Francivaldo pelas comemorações do centenário do Monsenhor Luiz Gualberto

Em ofício nº 854/2021, a vereadora Léa Silva (Cidadania) destaca a importância do monsenhor Luiz Gualberto na história da educação no sertão paraibano

Por José Dias Neto

09/11/2021 às 15h53

Através de uma propositura da vereadora Léa Silva, a Câmara de Vereadores de Cajazeiras aprovou, por unanimidade, no dia 18 de outubro, em sessão ordinária, uma moção de aplauso ao reverendíssimo padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque pelas comemorações alusivas ao centenário do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade.

Em ofício nº 854/2021, a vereadora destaca a importância do monsenhor Luiz Gualberto na história da educação no sertão paraibano.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Documentário exclusivo mostra trajetória do Monsenhor Gualberto na missão de evangelizar e educar

‘’Sem dúvida um brilhante evento. Nos trouxe a lembrança deste grande educador que deixou plantado em Cajazeiras frutos que serão lembrados eternamente’’, disse a vereadora na sessão.

Padre Francivaldo do Nascimento ao lado de Isaías Gualberto nas festividades do centenário do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade. Foto: Arquivo Pessoal

Ao Diário do Sertão, o padre Francivaldo do Nascimento agradeceu pela homenagem.

”Estou muito feliz em receber esse reconhecimento da Câmara de Vereadores pela grandeza do evento que enalteceu o grande educador Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade”, destacou.

‘EDUCADOR DOS SERTÕES’

O Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade foi um visionário da educação nos anos 60, 70 e 80 em Cajazeiras e região. Esteve à frente de três estabelecimentos de ensino ao mesmo tempo, o colégio Diocesano Padre Rolim, o colégio Nossa Senhora de Lourdes e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIC). Destacam-se ainda no seu currículo a direção do Liceu Paraibano, do Colégio Estadual de Pombal, da 9ª Gerência Regional de Educação, a reitoria do Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Cajazeiras. Como vigário ele atuou nas cidades de Itaporanga, Patos, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Pombal, Santa Helena e Cajazeiras.

Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade. Foto: Arquivo

Como diretor do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, fundou o curso técnico profissionalizante de laboratório; e como diretor da FAFIC, implantou o curso de Enfermagem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: