header top bar

section content

VÍDEO: Neurocientista aponta que as redes sociais estão fazendo as pessoas ficarem menos inteligentes

O neurocientista residente em Portugal diz que o aplicativo TikTok é 'maligno' e foi feito para viciar

Por Caliel Conradho

14/12/2021 às 18h02

O apresentador do Diário News, Moisés Conrado, entrevistou nesta segunda-feira (13) o professor doutor Fabiano de Abreu sobre “Inteligência e Tecnologia – Como o mau uso da Internet afeta o cérebro”.

Fabiano é postdoc em Neurociências; Doutor em Neurociências e membro da Mensa – Associação de Pessoas mais Inteligentes do Mundo.

Ele informou que, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, além do mais violento em termos de crimes. Há uma forte crise de ansiedade que está levando as pessoas a buscarem nas redes sociais uma válvula de escape e liberarem dopamina no sangue, explica o professor.

Fabiano aponta que as pessoas muito ansiosas estão em busca de recompensa nas redes sociais. Ele também relata que em muitos casos as pessoas estão se tornando narcisistas e, portanto, se sentem intocáveis, cometendo muitos abusos e absurdos.

O doutor em Neurociência, atualmente residindo em Portugal, relatou que já adquiriu várias formações em outras universidades da Europa e Estados Unidos. E comparando a educação do Brasil com a de outros países, ele afirma de forma convicta que o pior ensino é o do Brasil.

Para o neurocientista, os pais estão contribuindo negativamente para a educação dos seus filhos permitindo o uso desenfreado do celular, podendo causar, futuramente, sérios danos neurológicos nas crianças.

“O TikTok é um aplicativo maligno, ele foi feito para viciar, inclusive várias crianças morreram devido a este aplicativo. O TikTok não está levando conhecimento porque conhecimento não dá audiência”, disse Fabiano de Abreu.

Durante a entrevista, o postdoc em Neurociências alerta para o conteúdo ‘raso’ e ‘vazio’ das redes saciais que está levando as pessoas a uma diminuição e atrofiamento dos dendritos neuronais e axônios, fazendo com que as pessoas fiquem menos inteligentes. Para ele, as redes sociais se tornaram uma espécie de droga, inclusive induzindo ao suicídio.


VEJA TAMBÉM 

Médica alerta: “O uso de celular está causando miopia grave em crianças de até 10 anos”


Fabiano é membro da Mensa, uma organização internacional constituída por indivíduos que detêm um QI elevado, na média dos 2% dos habitantes do planeta. Ele explica os fatores que levam um indivíduo a desenvolver sua inteligência.

No final de sua entrevista, o professor doutor anuncia que vai liberar um dos seus artigos científicos sobre memorização para as pessoas que assistiram sua entrevista com o apresentador Moisés Conrado no Diário News. Os interessados devem procurá-lo inbox no Instagram (@fabianodeabreuoficial) para receberem o link com o artigo.

QUEM É FABIANO DE ABREU

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Rodrigues é PostDoc em Neurociências; Doutor em Neurociências, também Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia; Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde; Mestre em Psicanálise, Biólogo, Historiador, Antropólogo, Filósofo, Jornalista e escritor, com formações em Psicologia e Neuropsicologia e Formação Avançada em Nutrição Clínica. Além das formações acadêmicas, é membro da Mensa – Associação de Pessoas mais Inteligentes do Mundo. Especialista em estudos da mente humana e membro e sócio da CPAH, Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede no Brasil. Também é Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University Internacional.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: