header top bar

section content

VÍDEO: AESA comemora recarga em grandes açudes do Sertão, mas teme rompimentos nos de pequeno porte

Uma das consequências dos índices de chuva acima da média é uma boa recarda d'água nos açudes. Mas ela também traz preocupações

Por Jocivan Pinheiro

10/01/2022 às 16h50 • atualizado em 10/01/2022 às 16h54

Nesta segunda-feira (10), no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, disse que em janeiro já choveu mais do que o esperado para o mês inteiro em vários municípios do sertão paraibano.

Uma das consequências desses índices acima da média é uma boa recarda d’água nos açudes. Mas ela também traz preocupações.

Segundo Porfírio, os grandes reservatórios que são administrados pelo Governo Federal ou pelo Governo do Estado são confiáveis quando o assunto é risco de rompimento. Porém, os pequenos mananciais, geralmente localizados em propriedades privadas ou geridos por prefeituras, esses preocupam as autoridades.

“O que nos preocupa são os pequenos reservatórios, que são de propriedades particulares, e também alguns pequenos reservatórios que são construídos por prefeituras. Já teve alguns que vieram a arrombar”, ressaltou o diretor.


VEJA TAMBÉM

Açude da Cagepa de São José de Piranhas amanhece sangrando; veja dados das últimas precipitações

Parede de açude rompeu em Cajazeiras (Foto: Redes Sociais)

Só em Cachoeira dos Índios, já choveu 116% a mais do que o esperado para janeiro. No Açude Lagoa do Arroz, mais de 57%. Na região urbana de Cajazeiras, mais de 50%.

“Nós temos previsão, sim, de que essas chuvas voltem a partir de quarta ou quinta-feira, com intensidade de moderada a forte, no sertão paraibano, principalmente nessa área de Cajazeiras”, revelou Porfírio.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: