header top bar

section content

EXCLUSIVO: TV Diário do Sertão visita casa que nasceu Chico Pereira, cangaceiro de Lampião

Familiares relataram histórias com exclusividade para a reportagem do programa Balanço Diário. A casa encontra-se em ruínas, mas foi tombada pelo Iphaep

Por Luiz Adriano

14/01/2022 às 17h37 • atualizado em 15/01/2022 às 14h20

A produção do programa Balanço Diário foi até a Fazenda Jacú, em Nazarezinho, na região de Sousa, e viu de perto o casarão onde nasceu e cresceu, o cangaceiro do bando de Lampião, Chico Pereira. O imóvel que é uma relíquia da cultura nordestina, foi tombado no último dia 23 de dezembro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

O apresentador Fernando Antonio conversou com familiares de Chico Pereira e diversas histórias exclusivas foram contadas à nossa reportagem. No vídeo que está no topo do texto, há fatos inéditos relatados por fontes oficiais, que nunca antes foram contados a uma emissora de comunicação.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Escritora paraibana detalha relação entre Lampião e Padre Cícero durante governo de Prestes

(Foto histórica do cangaceiro Chico Pereira.

Um dos familiares que esteve com a produção do Balanço Diário nas ruínas do casarão, foi o sobrinho de Chico Pereira, Abdon Pereira.

VISÃO DE UM HISTORIADOR

O professor e historiador Francisco Pereira esteve no programa Balanço Diário e falou sobre o casarão e se mostrou entusiasmado após o tombamento por parte do governo do estado. Ele falou da expectativa para que no futuro possa haver uma recuperação do imóvel que está em ruínas.

“O registro, ele fica guardado e futuramente essas imagens se tornarão históricas, tenho fé, esse será o antes, e depois nós teremos a casa recuperada, transformando numa biblioteca…”, disse entusiasmado.

Apresentador Fernando Antonio e o professor Francisco Pereira. (Foto: TV Diário do Sertão).

Confira o programa Balanço Diário na íntegra:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: