header top bar

section content

VÍDEO: Casos de crianças com problemas respiratórios triplicaram em menos de um mês na região de Sousa

O médico explicou sobre a importância da vacinação em crianças e do perigo, caso não sejam vacinadas, de se tornarem portadoras assintomáticas do Covid-19

Por Caliel Conradho

14/01/2022 às 18h28 • atualizado em 14/01/2022 às 20h24

Nesta sexta-feira (14), o médico Daniel Rodrigues do Hospital Regional de Sousa participou do programa Olho Vivo e alertou a população da cidade de Sousa e região sobre o aumento dos casos de gripe e Covid-19 entre as crianças.

O médico Daniel explicou sobre a importância da vacinação em crianças e do perigo, caso não sejam vacinadas, de se tornarem portadoras assintomáticas do Covid-19.

“As crianças vão para as creches, vão retornar as aulas e essas crianças por aglomeração terão contato podendo desenvolver apenas sintomas de um resfriado comum como coriza e tosse seca, mas o vírus do Covid-19 pode estar ali instalado e elas acabam transmitindo para os pais e idosos em suas casas”, esclareceu o médico.

Daniel Rodrigues alerta sobre a medicação, sem prescrição médica, que os pais estão dando aos filhos, principalmente os antibióticos.

“Muitos pais preferem dar antibiótico para seus filhos sem antes passar por uma consulta médica, isso é muito errado. Outra coisa que é errada é o uso de xaropes com corticoides. Esses corticoides podem mascarar um sintoma. Os pais vão achar que a criança está melhorando, mas na verdade esta piorando”, explicou.

VEJA TAMBÉM

Municípios das regiões de Cajazeiras e Sousa receberão 1.590 vacinas para crianças; confira lista da PB

Segundo o médico plantonista do Hospital Regional de Sousa, os casos de pneumonia surgem principalmente pela demora na busca de um médico e o uso de medicação em casa sem a devida orientação médica.

As informações repassadas pelo médico Daniel é que os casos de crianças com problemas respiratórios graves praticamente triplicaram no Hospital Infantil de Sousa nesses últimos 30 dias.

Durante a entrevista, o médico trouxe algumas medidas que os pais podem tomar para evitar que seus filhos contraíam gripes e resfriados, evitando o desenvolvimento de problemas mais sérios.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: