VÍDEO: Físico da UFCG fala que a Lua está se afastando da Terra e isso levará a extinção de muitos seres

Com o afastamento da Lua, as estações não seriam regulares e haveria uma mudança drástica na mecânica da biodiversidade e na produção alimentícia, levando algumas espécie a extinção

Por Caliel Conradho

30/01/2022 às 16h03

Na última sexta-feira (28), o astrofísico da UFCG Alexandre Candido participou do programa Diário News “Pensando Fora da Caixa” e falou sobre a importância da Lua para a vida na Terra.

Inicialmente, ele falou que o ciclo lunar é um regulador biológico, exercendo influência sobre às mares que são reguladas pela ação gravitacional da Lua e com isso, afeta principalmente os seres de vida marinha.

Alexandre explicou que a lua provavelmente surgiu de uma colisão de um corpo mais ou menos do tamanho de Marte com a Terra. Os estudos apontam que a composição da crosta lunar é muito parecida com a da crosta do planeta Terra.

A Lua age como um pêndulo para o planeta Terra, ajudando e regular o eixo do nosso planeta, permitindo, por exemplo, o surgimento das quatro estações.

“Se não fosse a Lua permitindo essa leve regulada no eixo da Terra, nosso planeta poderia oscilar desreguladamente, fazendo com que as estações não fossem certas e como a vida no planeta depende desse ciclo, haveria uma mudança drástica na mecânica da biodiversidade e da produção alimentícia, levando algumas espécies a extinção”, explicou o astrofísico.

Segundo estudos astrofísicos, a Lua, a cada ano, se afasta 3 cm da Terra. No vídeo, Alexandre Candido explica como os cientistas extraíram essa informação.

Daqui alguns milhares de anos, a Lua vai se distanciar tanto que o planeta Terra não terá mais como segurá-la no seu campo gravitacional. Com isso, será o fim nas marés e da regulação do vacilo do bamboleio da Terra que determina as quatros estações do ano. Todo ciclo da vida no planeta que depende da Lua ficará a mercê da sorte. Um dos seres vivos que mais sofreria com isso seria a raça humana.

VEJA MAIS

VÍDEO: Inmet prevê chuvas intensas para municípios do Sertão da Paraíba no fim de semana; veja lista

Alexandre recomenta um documentário em forma de série chamado de Universo que faz uma abordagem sobre a influência da Lua sobre o ser humano em si, inclusive com estudos científicos que apontam que em certas fases da lua as pessoas com problemas ósseos sofrem mais dores, além da influência da Lua em alterar os estados psicológicos do ser humano.

Vários roteiristas de filmes de ficção abordaram em suas películas os supostos mistérios envolvendo o lado oculto da Lua. Alexandre confirma que realmente só conseguirmos enxergar um lado da Lua. Ele também explica e se há algo comprovado cientificamente que possa envolver essa face negra do nosso satélite natural com possíveis civilizações alienígenas.

Na próxima sexta-feira, dia 04 de fevereiro, o astrofísico da UFCG voltará a participar do programa Diário News “Pensando Fora da Caixa” e irá falar sobre os avanços e investimentos mundiais em busca de planetas com condições favoráveis para colonização, inclusive sobre o projeto do bilionário Elon Musk de criar uma colônia em Marte.