header top bar

section content

Incra e Exército entregam primeiro poço da Operação Sertão Paraibano na região de Patos

A ação tem como objetivo implantar poços tubulares em assentamentos da reforma agrária do estado, visando uma solução alternativa coletiva de abastecimento simplificado de água

Por Diário do Sertão com Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB

04/02/2022 às 16h25

1º poço Operação Sertão Paraibano - PA Belmonte, S Mamede - (Foto: divulgação).

As 22 famílias de agricultores familiares do assentamento Saco do Monte/Belmonte, no município de São Mamede, na Paraíba, a aproximadamente 280 quilômetros da capital João Pessoa, receberam nesta quinta-feira (3), um sistema simplificado de abastecimento de água, com poço e chafariz.

Outros dois poços foram perfurados em outros dois assentamentos do município: Nossa Senhora Aparecida II, com 26 famílias, e Mundo Novo, com 24. Agricultores de outras 46 áreas reformadas, situadas em 18 municípios paraibanos, também serão beneficiados. Os recursos, da ordem de R$ 6 milhões, foram repassados para o Exército por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado com o Incra em agosto de 2021.

VEJA TAMBÉM

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, Incra entrega casas em dois assentamentos da região de Patos

1º poço Operação Sertão Paraibano – PA Belmonte, S Mamede – (Foto: divulgação).

O assentamento, com cerca de 639 hectares e localizado em uma região da Caatinga que sofre anualmente os efeitos de estiagens prolongadas, foi o primeiro a receber um dos quase 100 poços artesianos a serem perfurados, por meio de parceria do Incra com o Exército, em áreas de reforma agrária no estado nos próximos dois anos. A obra teve início em 13 de outubro de 2021.

A entrega do sistema simplificado de abastecimento de água no assentamento Saco do Monte/Belmonte foi acompanhada pelo superintendente do Incra na Paraíba, Kleyber Nóbrega; pelo comandante do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), sediado em João Pessoa, o general de brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho; pelo comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), “Batalhão Visconde da Parnaíba”, em Picos (Piauí), o tenente-coronel Bertony Matias Soares; pelo prefeito de São Mamede, Umberto Jefferson Lima; e por agricultores assentados.

Operação Sertão Paraibano

A Operação Sertão Paraibano tem como objetivo implantar poços tubulares em assentamentos da reforma agrária do estado, visando uma solução alternativa coletiva de abastecimento simplificado de água por meio da disponibilização de fontes hídricas para consumo humano.

As obras estão sendo realizadas pelo Pelotão de Perfuração e Instalação de Poços do 3° BEC, subordinado ao 1º Gpt E.

Estão sendo priorizados os assentamentos integrantes do Plano AgroNordeste nas regiões do Cariri e do Curimataú, além de áreas no Sertão com dificuldades hídricas. Lançado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em outubro de 2019, o Plano tem como finalidade impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural dos nove estados nordestinos e de parte de Minas Gerais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: