header top bar

section content

VÍDEO: Projeto da Prefeitura de Sousa para doar terreno a faculdade pode ser barrado, diz vereador

Vereadores questionam o fato de ser o terceiro terreno doado para a faculdade com autorização do Município desde o início do empreendimento

Por Diário do Sertão com Blog do Levi Dantas

11/02/2022 às 17h28 • atualizado em 11/02/2022 às 17h31

Tramita na Câmara de Sousa, o Projeto de Lei de número 021/2021, de autoria da Prefeitura Municipal, que autoriza a doação de uma área de terra medindo mais de 12 mil metros quadrados à Faculdade Gilgal, instituição particular de ensino superior localizada no Bairro Jardim Sorrilândia 3.

Durante essa semana, vereadores iniciaram uma discussão acerca do assunto e questionaram o fato desse ser o terceiro terreno doado com autorização do Município desde o início do empreendimento. As outras ocasiões foram em 2009 e 2015.

O líder da oposição, Cacá Gadelha (PSC), questionou o funcionamento e a geração de emprego e renda por parte da unidade de ensino. Ele quer saber qual o motivo para a doação de mais um terreno; quantas pessoas do município estão empregadas e quais os cursos que estão funcionando no momento na faculdade.


VEJA TAMBÉM

Mais um vereador aliado critica secretários de Tyrone e dispara: “Não levam a gente a sério”


Ainda segundo Cacá, a Câmara não pode aceitar que a Prefeitura doe o seu património a uma empresa privada que não comprova o seu funcionamento.

“É uma faculdade que já está construída, já tem muito tempo que está construída, falta funcionar. Então, aqui nós não podemos está deteriorando o patrimônio público, fazer doação a uma iniciativa privada”, argumentou.

Parlamentares que integram o bloco de situação também concordaram com os argumentos levantados por Cacá Gadelha no sentido de cobrar explicações à instituição. São os casos de Novinho de Carlão e Assis Estrela, ambos do PDT.

O projeto será avaliado primeiro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes que seja apreciado pelo plenário do Poder Legislativo sousense.


Clique AQUI e confira a íntegra do projeto!


O que diz a Gilgal

Ao ser procurada pelo Blog do Levi nesta quinta-feira (10), a diretora geral da Faculdade Gilgal explicou que a finalidade do projeto é a construção de um estacionamento, área indispensável, tendo em vista o grande fluxo de alunos e funcionários previstos principalmente após a instalação de alguns cursos já aprovados e outros em andamento.

“O estacionamento é de suma importância, pois para que o Ministério da Educação aprove o nosso curso de medicina, por exemplo, é preciso que este espaço esteja totalmente construído. Por isso não entendo porque os vereadores já se posicionem contrários à doação”, disse Marta Sobreira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: